segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Deu zebra no jogo de bicho

O candidato a vereador de Montes Claros pelo PTB, Natal, teve sua candidatura impugnada pelo TSE por falta de prestação de contas.
O "empresário" alega que foi armação do seu partido e anda cuspindo maribondo.
Natal além de não assumir a candidatura de Athos Avelino ainda assumiu escancaradamente a candidatura de Tedeu.
A lei foi feita porque a regra é clara.
Até no jogo de bicho.
Porém, se foi ação do PTB, como alega Natalino, os demais canditados da sigla deveriam receber o mesmo tratamento.

sábado, 27 de setembro de 2008

Ligações Perigosas: 1040/08 x 2529/08

Clique na imagem para visualizar
Revista Tempo amava Elton Jackson que amava Luiz Araújo que amava Tadeu Leite que amava Hélio Costa que amava o IBOPE que não amava ninguém.
Revista Tempo foi para Banca, Elton Jackson para Pirapora, Luiz Araújo morreu de raiva, Tadeu voltou para casa das tias, Hélio Costa suicidou-se e o IBOPE casou com Athos Avelino que não tinha entrado na história e continuou prefeito.
EM 2004, ATHOS DERROTOU TADEU E O IBOPE

No dia 30 de setembro de 2004, três dias antes das eleições a Prefeito de Montes Claros, o IBOPE divulgou uma pesquisa de intenção de votos, dando 43% para Tadeu, 33% para Athos, Gil Pereira 22% e Fábio Novais com 2%. No dia 03 de outubro, as urnas deram números totalmente diferentes: Athos 39,58%, Tadeu 38,84%. Clique
AQUI para conferir:
As pesquisas do IBOPE e Tadeu foram derrotados por Athos. No segundo turno, que o IBOPE também previa a vitória de Tadeu, Athos venceu com 6% de frente.
A pesquisa do IBOPE, divulgada na última quarta-feira, dia 24/09, pela Revista TEMPO, dá vitória a Tadeu Leite (PMDB), com 43%, Athos (PPS) tem 22%, Ruy Muniz tem 13%, Thiago 2% e Luiz Araújo, 0%. Na simulação do 2º turno, o Ibope também prevê a vitória de Tadeu.
A pesquisa tem números contraditórios. Vamos por parte:
a - Todos sabem que Tadeu tem eleitorado cativo nas pessoas mais velhas, acima de 50 anos. A pesquisa diz que o seu principal eleitorado está nos jovens;
b . O Ibope informa que Tadeu tem 43% das intenções de votos. O somatório de todos os outros candidatos dá 37%, menos de 6% do ‘preferido’ do Ibope. Era para garantir que Tadeu ganharia no primeiro turno. No entanto, o Ibope do Tadeu diz que há poucas chances de definição no 1º turno, com grandes possibilidades de haver 2º turno. O IBOPE está com receio de errar de novo ou declara que os números divulgados não são corretos?
c – Em 2004, o IBOPE ouviu 602 eleitores quando Montes Claros tinha 206 mil eleitores e colocou uma margem de erro de 5%. Na pesquisa de 2008, com 225 mil eleitores, o IBOPE ouviu apenas 406 eleitores, com a mesma margem de erro. 200 pesquisados a menos com 20 mil eleitores a mais? O Ibope quer enganar quem?
d – Todo Estatístico sabe que a margem de erro de 5% pode dar argumento ao Ibope de dizer que os números reais também podem ser 5% pra baixo ou pra cima. Assim os números divulgados podem ser: Tadeu 38%; Athos 27%; Ruy, 17%: Thiago, 5%: Indecisos 13%. Seriam estes os números mais aproximados? Quando o IBOPE erra nas suas previsões, - e erra muito -, ele costuma dar estas explicações;
e – Todas as pesquisas internas das campanhas, inclusive da Vox Populi que o Ruy não quis divulgar, garantem 2º turno. Tadeu está à frente de Athos, mas com margem muito menor; e Ruy, em terceiro, com um percentual também acima do que o IBOPE quis divulgar.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PODE ACONTECER UMA TRAGÉDIA

A falta de consideração da Ferrovia Centro Atlântica com os pedestres das travessias férrea das Ruas Dona Tiburtina e General Carneiro é impressionante.
É comum o tráfego ferroviário ficar intenso por volta das 18hs, horário de pico para quem trabalha e para quem vai para a escola. As pessoas ficam esperando por um tempo enorme para atravessarem a linha e não é difícil encontra-las indignadas com a FCA.
No desespero as pessoas saltam o trem pelo engate, e isso é muito complicado, pois fazer essa manobra pode custar a vida.
Na esperança de ganhar tempo o pessoal deixa de passar pelos viadutos que são distantes e ficam esperando as manobras do trem, que fica pra lá e pra cá e quando você acha que vai conseguir passar eles param à poucos metros da travessia sem que o manobrista (guarda-chaves) sensibilize com a correria dos pedestres.
Que a empresa, que trabalhamuito pelo social, olhe isso com mais carinho, pois a população já está muito chateada e revoltada.

Até tu, Ibope?

Não há fins que justifiquem tais meios!

*Juarez CAMPOS

Ser famoso não é atestado de idoneidade, probidade, honestidade, imparcialidade. Validade. Fernandinho Beira-Mar é famoso. Todos já ouviram falar em Adolfo Hitler e por aí afora. O mesmo pode, e ocorre, com as instituições. O fato de serem conhecidas não traduz e nem abona a sua folha corrida.
Todos com mais de 40 anos, certamente lembram-se do imbróglio Rede Globo-Ibope, nas eleições de 1982, no Rio de Janeiro, quando pesquisas foram manipuladas vergonhosamente e escandalosamente para prejudicar o então candidato da oposição, Leonel Brizola.
Hoje, esse mesmo instituto vem sendo acusado de irregularidades em suas pesquisas, como ocorre em Manaus, capital do Amazonas.
Lá, a liderança do candidato a Prefeito, Amazonino Mendes, PFL, constatada pelo Ibope foi colocada sob suspeita. O Levantamento desse instituto mostrava a liderança do candidato pefelista, com 55% das intenções de voto, seguido de longe por Serafim Corrêa, do PSB, com 14%. O segundo colocado desconfiou da diferença, pediu uma investigação, e três doutores em estatística da Universidade Federal do Amazonas examinaram os dados. Descobriram que a pesquisa entrevistou, proporcionalmente, mais eleitores nos redutos eleitorais de Amazonino Mendes. Esse está entre os casos mais graves de manipulação de pesquisas, porque de dimensão nacional e espalhado por vários Estados e cidades de todo o Brasil.

Em países como os Estados Unidos a Inglaterra, com maior tradição de pesquisas de opinião, as pesquisas eleitorais procuram ouvir o entrevistado em sua casa. Os institutos brasileiros entrevistam as pessoas rua. A pesquisa domiciliar custa três vezes mais. Daí, surge uma questão fundamenta: onde entrevistar as pessoas que responderão à pesquisa? Isso é considerado "segredo de estado" pelos institutos. Teoricamente, a distribuição das entrevistas ocorreria por diferentes áreas da cidade. O percentual de entrevistas em cada área, ainda teoricamente, deveria, mas nem sempre o é, proporcional ao tamanho da população desta área sobre a população total. Por exemplo; se 15% dos montes-clarenses moram na área norte, 15% das entrevistas deveriam acontecer lá.
A pesquisa por quota feita na rua pode gerar uma série de distorções. Uma delas tem a ver com o perfil das pessoas que circulam na rua em determinados horários e lugares. Pessoas com empregos formais têm mais chances de ser encontradas no começo da manhã e no fim do dia. Gente despreparada ou mal informada, idem. Homens aposentados podem ser encontrados nos lugares públicos durante o dia com mais freqüência do que as aposentadas. As donas de casa certamente saiam em horários muito específicos. Certos ofícios permitem que algumas pessoas transitem durante todo o dia na rua. A maioria absoluta, no entanto, está em casa, em afazeres domésticos, nas escolas ou no trabalho. Isso é inquestionável até mesmo para quem não conhece a metodologia. Torna-se, portanto, impossível garantir que distorções, propositais ou não, afetem a pesquisa.
Um exemplo de distorção proposital que utilizou métodos aceitos legalmente ocorreu também no Rio de Janeiro em 1998. Na pesquisa para governador descobriu-se que os entrevistadores estavam ouvindo um número desproporcionalmente alto de pessoas que trabalhavam na rua (ambulantes, camelôs, guardadores de carros). Como esses tinham uma clara predileção pelo candidato Anthony Garotinho, ele era superdimensionado na contagem final da pesquisa.

Outro problema grave da pesquisa por quota feita na rua é quanto aos fatores subjetivos que afetam a escolha dos entrevistados. Estudos mostram que esta escolha não é aleatória. Os entrevistadores muitas vezes deixam de entrevistar pessoas que lhes pareçam hostis, preferindo ouvir pessoas com quem sintam afinidade (partidária, social, de gênero, etária). No agregado, essas decisões dos entrevistadores comprometem seriamente o resultado da pesquisa.
As distorções e manipulações das pesquisas de tão escandalosas tiveram que sofrer intervenções diretas da Justiça, como ocorreu aqui mesmo em Montes Claros. Outro exemplo vem de Maringá, no Paraná, o juiz René Pereira da Costa recebeu tantas denúncias de irregularidades que tomou uma decisão original: mandou que cada equipe de entrevistadores fosse acompanhada por fiscais indicados pela Justiça Eleitoral. Os fiscais ganharam o apelido de 'sombras' – e, é claro, acabaram atrapalhando a discrição com que a entrevista deve ser feita.
Exemplos não faltam e, certamente, cada um tem uma história para contar a respeito. Inclusive aquela de nunca ter sido entrevistado e, muito menos, conhecer alguém que o tenha. Uma espécie assim de cabeça de bacalhau.
Os fins justiçam os meios? A frase de Maquiavel é levada a sério por muitos, cujo único interesse é o poder e significa que qualquer meio, mesmo que ilícito, é válido para alcançar o fim maior: alcançar o poder, mesmo que seja manipulando e enganando as pessoas.
Desconfie, sempre, pois, Não há fins que justifiquem tais meios!
*Juarez CAMPOS é cientista político

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

MANIFESTO DE UM SERVIDOR INDIGNADO

*Leonardo Duarte Magalhães

Tem dia que você acorda, olha para os lados, reflete durante um tempo sobre sua vida, suas atitudes e logo vem a mente que ainda não fez algo que realmente importasse para as pessoas. Eu me chamo LEONARDO DUARTE MAGALHÃES, funcionário público Municipal, concursado, detentor de cargo efetivo, admitido em Dezembro de 1991, quero lhes contar uma rusga que ocorreu comigo entre os anos de 1992 à 1996. Durante este período, fui grosseiramente perseguido pelo grupo do fajuto e nebuloso candidato do PMDB agora em Montes Claros.
Foi um absurdo o que aconteceu comigo e tantos outros colegas que sofreram a mesma triteza de ver um administrador que ao invês de cumprir o seu compromisso assumido com os servidores municipais, fez questão, por meio de sua tropa de covardes, agredir moralmente os direitos de um servidor e também cidadão. Terroristas camuflados de correlegionários, que durante aquela administração tratavam as pessoas como lixo, enquanto se esbaldavam no erário público.
Agora percebo a mesma linha de atitudes. Certo dia em uma caminhada com o nosso Prefeito ATHOS, observei dois militantes do PMDB fotografando eu e meu filho, imagine para quê?
Ao perguntar qual era a razão de uma fotografia minha, ele respondeu: Sou jornalista e estou fazendo uma matéria política de Montes Claros, respondi: HAH. HAH. SEI.
Eu espero que alguns companheiros ao lerem esta mensagem se recordem das diversas tentativas frustadas dos servidores e do próprio sindicato em abrir negociação com aquele chefe fajuto que se dizia e ainda diz prefeito do povo. Prefeito do povo que nada, do servidor muito menos.
Jamais pagou o que era devido aos funcionários e ainda tirou de todos nossas vantagens. Lembra de um concurso interno na calada da noite?
Poucos tiveram acesso a informação. A divulgação deste foi para beneficiar uma leva de safados e mal caráter. É um corrupto do colarinho branco, jamais construiu algo efetivamente produtivo para nossa cidade. Se alguém tem algo comprovadamente contrário me contraponha por favor. Construiu sua imagem as custas de uma gestão de Toninho Rabelo. As obras realizadas com recursos estaduais já estavam depositadas em cofres públicos e igual agora com o Prefeito Athos. Uma pergunta não pode me calar mais.. Quais foram as obras realizadas por este suposto homem do povo, com os recursos federais e estaduais?
Quando vocês se lembram dele cuidar da área social? Social para ele é mandar invadir terreno dos outros, não dar satisfações e não pagar o que deve. Como será que ele faria se o diabo o agraciace com uma nova administração.
Tudo agora tem que ser muito transparente. A outros órgãos que fiscalizam o uso da verba pública. Dos servidores não vou nem citar. Lembro de pelo menos duas greves (paralizações) e após esta gestão candidatou-se a Deputado Estadual, não ganhou e em Montes Claros teve uma votação ao seu tamanho: Pífia.
Prezados colegas municipais e amigos que leêm esta notícia: ACORDEM aqueles que ainda acreditam neste tipo de discurso. Aos que não acreditam mais fortaleçam a aliança 23 para Montes Claros não cair nas garras destes ratos de porão. Hoje desabafo que o homem não pode ter preço em duas virtudes em sua honra e seu caráter. Graças a Deus sou um cidadão e um servidor apreensivo, diante do que pode acontecer, todavia sou um homem em paz de consciência, pois não me vendo e não estou aqui para fazer papel de palhaço para esta corja de marginais.
ATHOS, PARA MONTES CLAROS AVANÇAR CADA DIA MAIS.
DIVULGUEM A TODOS QUE CONHECEREM ESTE MANIFESTO. Ao contrário destes covardes que batem e escondem as mãos, este material não é neófito.
*Leonardo Duarte Magalhães é serrvidor público municipal, lotado no Procon

Marcelo, Wesley, Rodrigo, Niltin e Bruno da banda de pop rock R18, que toca a música “Pensando em você” no Caldeirão do Huck

Se você acredita que a sua banda tem tudo para seguir rumo ao estrelato, não deixe de participar do concurso Olha Minha Banda! Grave um vídeo com uma música de autoria própria da banda e mande pra gente. A melhor banda vai ter a música gravada e produzida no estúdio de Rick Bonadio e o videoclipe da música gravado pelo Caldeirão para exibição no programa. Então ligue os amplificadores e mande ver na produção do seu vídeo. Essa oportunidade é imperdível!
Faça igual os meninos Marcelo, Wesley, Rodrigo, Niltin e Bruno da banda de pop rock
R18, que tocam a música “Pensando em você”, e mandaram um video para concorrer entre as mais mil bandas do Brasil inteiro no concurso olha minha banda do caldeirão do huck.
Assista o clipe AQUI

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tadeu Leite e seu laranja fogem de debate

O deputado estadual Tadeu Leite, que mora em Belo Horizonte deste 1997 e que não apresentou nenhuma emenda parlamentar para Montes Claros como deputado estadual, não participou do debate promovido pelas Faculdades Santo Agostinho, na noite de ontem, 23, e nem justificou sua ausência. Outro que também não compareceu ao debate foi seu laranja Luiz Araújo. Muito menos seu vice João Selmo. Que 99,9% da população nunca viu mais gordo. Ou magro.

Arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura, pede votos para Athos

O arcebispo dom José Alberto Moura de Montes Claros, pede votos para os candidatos honestos e nas reuniões internas ele pede diretamente voto para o candidato a prefeito de Montes Claros Athos Avelino.
Dom José Alberto é um bispo progressista e não quer que a cidade de sua arquidiocese seja administrada por corruptos e populistas.
A igreja católica deve entrar abertamente na campanha de Athos Avelino, nos próximos dias. Os evangélicos já optaram por Athos.
Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral
Com uma média de 15 denúncias diárias de irregularidades na campanha eleitoral, que estariam sendo praticadas por candidatos a prefeito e a vereador no Norte de Minas, o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral de Montes Claros, ligado à Arquidiocese da igreja Católica, lançou uma ampla campanha de conscientização contra a compra de votos. Dez mil cartilhas e 5.000 panfletos foram distribuídos numa romaria, em Pradinho, zona rural de Montes Claros. O comitê conta com 80 membros e vai intensificar a campanha nas 48 paróquias dos municípios próximos a Montes Claros.
Segundo o arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura, "a campanha é para orientar os eleitores a não votar em candidatos desonestos e que não tenham trabalhado para melhorar a situação dos mais pobres".

Comitê vigilante
A coordenadora do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, Sônia Gomes, disse que advogados estão auxiliando a Arquidiocese na implementação da campanha, analisando várias denúncias já apresentadas por eleitores, envolvendo diversos candidatos aos cargos de vereador e prefeito de Montes Claros. “Até o momento não formalizamos o encaminhamento das denúncia ao Ministério Público. Temos o cuidado de averiguar as informações que recebemos e de fundamentar as denúncias, para que o Comitê de Combate à Corrupção não perca a credibilidade, conquistada nos últimos quatro anos”, disse Sônia Gomes.Ela informou ainda, o Comitê está vigilante e continua recebendo as denúncias e, quando for o caso, vai encaminhá-las à Justiça Eleitoral.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ATHOS PAGA DÍVIDA DE TADEU

Prefeito pagou e extinguiu dívida da Prefeitura, contraída e nãohonrada por ex-prefeito

A Prefeitura de Montes Claros pagou precatório devido peloex-prefeito Luiz Leite, referente à desapropriação de terrenos nobairro Cintra, em 1983. Por determinação do prefeito Athos Avelino, oMunicípio ingressou com pedido de revisão da dívida junto à Câmara deConciliação de Precatório do Tribunal de Justiça do Estado de MinasGerais (TJMG) e, depois de longa negociação, pagou e extinguiu adívida, conseguindo, ainda, economia de R$ 1,1 milhão para os cofresda Prefeitura.O entendimento do setor jurídico do Município, acatado pelo TJMG, éde que a conciliação de precatório de mais de 20 anos só poderiaocorrer com a necessária revisão jurídica dos cálculos da atualização.A dívida é oriunda de decreto do ex-prefeito, no primeiro ano de suaprimeira gestão, desapropriando área pertencente a Elvira Veloso e"outros" (precatório número 18). Com o não pagamento, o ex-prefeitodescumpriu seu próprio decreto, que prevê o ressarcimento às famíliasutilizando recursos do Programa Cidades de Porte Médio.O compromisso não honrado foi sendo protelado para as administraçõesseguintes, que também não pagaram. Leite voltou a fazer vistas grossasà dívida no seu segundo mandato (93 a 96). A dívida, que completou 25anos - fruto de negligência do ex-prefeito -, foi honrada agora peloprefeito Athos Avelino. O precatório foi integralmente pago,extinguindo a dívida e satisfazendo as famílias credoras. Pararesolver o impasse, sentaram-se à mesa representantes do Município,credores e TJMG. Além de não pagar a dívida contraída, Leite aindadeixou de dar destinação à parte das áreas desapropriadas, o quedemonstra falta de planejamento para a realização das obraspretendidas, isso somado à irresponsabilidade de deixar dívidas paraseus sucessores, as quais nem ele quitou.Depois de resolver esse precatório, Athos Avelino autorizou novosdepósitos na Câmara de Conciliação de Precatório, para possibilitarnovas audiências para tratar dos precatórios números 19 a 25. Noprimeiro semestre de 2009 será a vez do famoso precatório 26, relativoà desapropriação não paga do terreno que abriga atualmente o prédio daPrefeitura, para finalmente pagar aos credores lesados por décadas.Para isso, serão utilizados os mesmos critérios que levaram aopagamento e extinção do precatório 18.Dívida de R$ 40 milhões – Somente em precatórios, o ex-prefeito Leitedeixou dívidas de R$ 40 milhões, que estouraram no colo da atualadministração. Athos está pagando os primeiros R$ 13 milhões. Apenascom o precatório 26 a dívida é de R$ 7 milhões. Em 2008, o prefeitofoi surpreendido com outra pendência, agora relativa a precatório deR$ 27 milhões, por conta de condenação do Município a indenizarparticulares pela invasão, incentivada pelo ex-prefeito quando foiprefeito, da área que abriga atualmente o bairro Cidade Cristo Rei,antes pejorativamente chamado de "Feijão Semeado", dada à falta deinfra-estrutura.

A VIRADA JÁ COMEÇOU, AGORA FALTA POUCO!!!

Versando sobre o mundo e a política!
As eleições estão chegando e estará em jogo a vida de milhares de montes-clarenses
Temos três candidaturas concorrendo à prefeitura de Montes Claros. Uma candidatura ficha limpa, que representa a continuidade de inúmeros projetos que beneficiam milhares de famílias de nossa cidade. Sejam projetos de transferência de renda, educacionais etc.
De outro lado, temos dois candidatos fichas-sujas que centram suas campanhas atacando a atual administração. Nós, os chamados "formadores de opinião", temos a obrigação de alertarmos a população montes-clarense para o que representa uma vitória que não seja a do atraso e a do medo. Todos os atuais projetos vão, sem sombra de dúvidas, sofrer drásticos cortes, pois a lógica que move - e sempre moveu - as administrações tadeuzistas é a lógica "gerencial/empresarial", onde aquilo que é deficitário tem que acabar, caso da Esurb.
Devemos - e temos - que mostrar à população de nossa cidade que a lógica de governo tem que ser a lógica de suprir as necessidades de sua população, independente de lógicas empresariais. Por isso, não podemos deixar um minuto sequer de buscar ganhar o voto dos indecisos e daqueles que - enganados por uma imprensa parcial e partidária, do tipo O Norte e Rádio Terra - ainda podem mudar seu voto.
"AGORA É GUERRA!!!".
Entretanto, a batalha só termina quando a última urna for fechada e o último voto apurado. Depois, é só comemorar a vitória de uma campanha e de um projeto verdadeiro sobre um projeto que se baseia na mentira, na enganação, na falta de transparência, no medo, no mal.
Até a vitória. Lembre-se:
Para prefeito vote ATHOS 23 e para vereador vote 13.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Athos Avelino repassa à Epamig terreno para fazenda experimental

O prefeito Athos Avelino assinou na manhã desta quarta feira, 17, concessão de terreno de 108 hectares para a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), que utilizará a área para a instalação de uma fazenda experimental em Montes Claros.
Segundo o prefeito, a doação segue a política de parceria adotada em sua gestão com todos os segmentos representativos da comunidade. Ele considera de extrema importância o desenvolvimento tecnológico da agropecuária, que tem na Epamig um dos seus maiores fomentadores, bem como a vocação da região para a produção de oleaginosas para o biodiesel. Athos considera a fazenda experimental um projeto imprescindível para o desenvolvimento do agronegócio, em especial pelo desenvolvimento de pesquisas destinadas à Agricultura Familiar.
“É com prazer que a Prefeitura cede esse terreno à Epamig, já que consideramos que a implantação do empreendimento tem finalidade nobre e prioritária para o crescimento da região.”, disse o prefeito, ressaltando que essas realizações só se tornam possíveis graças às parcerias firmadas. Ele citou entidades como Banco do Nordeste, Epamig, Fundetec, Emater, Petrobras, ACI, Sociedade Rural.
Segundo o presidente da Epamig, Alexandre Pires, a participação e colaboração da Prefeitura é o que torna possível a realização de projetos como esse, visto que a unidade experimental de Montes Claros tem potencialidade para avançar e, no futuro, passar de fazenda para centro de referência em pesquisas desse porte. Alexandre disse, também, que a expectativa é de que as atividades sejam desenvolvidas a partir do primeiro semestre de 2009

Jogo sujo

O candidato Tadeu Leite (PMDB) perdeu 90 segundos no seu programa eleitoral de hoje, quarta-feira (17) porque mostrou pesquisa "mentirosa". Já seu camarão Elton Luiz Jackson Araújo mostrou cenas montadas e cedidas pelo seu chefe para desgastar o prefeito Athos Avelino, no episódio biblioteca infantil, onde "estariam" distribuindo panfletos com os nomes de Tadeu e Ruy na lista suja. Por este motivo, seu programa deverá ir pro escambal definitivamente, por zombar e confrontar com a justiça. Enquanto isso, o outro camarão, Hiper Thiago, ainda não explicou a que veio. Talvez seja por causa da dita assessoria.
Se não aguenta não inventa...

Uma causa para os heróis sem causas

*Juarez CAMPOS


A propósito do artigo "Quando o vermelho é de vergonha", aqui publicado sobre a manifestação robótica de facção jovem do PC do B, União Socialista, lembra-nos, mais uma vez, a desorientada juventude atual, ávida por heroísmo, mas na falta de uma causa, abraça qualquer uma. "El gobierno?, soy contra!".
Desinformada, mal alimentada no espírito e perdida num mundo consumista, mostra-se confusa e desatualizada.
Ensina-nos os sábios que "outros tempos, outros cuidados", ou seja, não dá para julgar ou mesmo aplicar teorias passadas, e ultrapassadas, aos fatos de hoje. Um novo mundo. Um novo pensar. Uma nova realidade.
Essa juventude perdida, heróis sem causa, apregoa a paz, vestindo-se com emblemas contraditórios estampados com a figura de um dos mais violentos e sanguinários latino-americanos de nossa história contemporânea.
Mas não se trata, aqui, de julgamento. Outros tempos, outros cuidados. Foram os jovens da década de 1960 que transformaram o argentino descendente de um vice-rei do México, Che Guevara, em um ícone que resumia sua rejeição à sociedade capitalista e seu representante maior, os Estados Unidos. Havia um clima de revolta e guerrilhas naquela época, em todo o mundo. Ianque, GO home!, era uníssono.
Hoje, o domínio ianque é ainda maior, mas a juventude desinformada e manipulada por anti-heróis das fichas sujas, aceita o papel de inocente útil, e até mesmo de ser mais útil do que inocente àqueles cuja causa é o interesse pessoal e o números bancários. Aqui e alhures. Mais alhures do que aqui.
"O mito de Che cresceu alimentado pela sociedade em que vivemos, frívola e materialista, que está justamente nos antípodas dos valores que ele representa", explica o escritor argentino Pacho O'Donnell, autor de uma das biografias do personagem, "Che - La vida por un mundo mejor" (ed. Plaza & Janés). "A queda do regime comunista também o privou de sua condição ideológica, e assim restaram dele o idealismo e sua força de personagem épico. Quanto mais crescer a carência de valores, mais crescerá esse mito.".
(...) Para alguns historiadores essa glorificação messiânica é injustificável. Relembram eles que, longe de ser um humanista, Che Guevara aprovou pessoalmente milhares de execuções sumárias pelo tribunal revolucionário de Havana. Como procurador-geral, foi comandante da prisão
Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, onde, nos primeiros meses da revolução, ocorriam os fuzilamentos. Ele mesmo escreveu: "As execuções são uma necessidade para o Povo de Cuba, e um dever imposto por esse mesmo Povo. "(...) (Wikipédia).
Embora também contestado pela matança humana que liderava, não vamos aqui tratar de Che, mas daquilo que representa. Morre o homem, fica o mito. E seja lá onde estiver, mesmo se no fogo do inferno, certamente estará ainda mais vermelho:
De vergonha de ver tantos utilizando-se de sua imagem, justamente em favor daquilo que o impulsionava e que tanto combateu. Exploradores. Hipócritas. Capitalistas selvagens, opressores, enganadores, corruptos e a tudo aquilo que, para ele, traduz o mal.

Se para alguns Guevara foi um revolucionário que nunca se interessou pela democracia, seus seguidores d'agora utilizam-se da democracia para mostrarem-se que nunca interessaram por uma revolução.
*Juarez Campos é jornalista

terça-feira, 16 de setembro de 2008

DIA HISTÓRICO - Câmara aprova projeto de Athos instituindo o passe estudantil

Num dia histórico para os estudantes de Montes Claros, a CâmaraMunicipal aprovou, com apenas uma abstenção - do vereador Rosemberg Medeiros, do Demo -, o passe estudantil, que permitirá à classe pagar metade do valor da tarifa do transporte público. A reunião ordinária que votou o projeto, enviado ao Legislativo pelo prefeito Athos Avelino, aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, e atraiu para as dependênciada Casa uma verdadeira multidão, com a presença de grande número de estudantes.
O passe estudantil é uma antiga reivindicação dos estudantes, mas quenunca teve o tratamento adequado das outras administrações. Como nenhum outro prefeito teve a iniciativa de enviar projeto à Câmara, o legítimo pleito estudantil vinha sendo utilizado para fins meramente eleitoreiros por vereador do PC do B, que conseguiu se reeleger seguidamente com essa bandeira.
Todavia, a Lei Orgânica do Município(LOM) prevê que a implantação do benefício só poderia ser feita mediante iniciativa do Executivo, sendo vedada aos vereadores aapresentação desse tipo de matéria, por gerar gastos para o Município. Por isso, Athos Avelino elaborou o projeto e o encaminhou à apreciação dos vereadores, que hoje aprovaram a medida. A matéria foi votada em regime de urgência e agora irá à sanção do prefeito para se transformar em lei.
Vereadores da oposição, inclusive aquele que sempre manipulou os estudantes ao apresentar um projeto que não poderá ir à votação emplenário, tentaram "melar" a sessão da Câmara, apresentando emendas que inviabilizariam a lei e colocando em dúvida a legalidade de se proceder a votação, tendo em vista o período eleitoral. Alegaram que poderiam ter suas candidaturas cassadas, mesmo o presidente da Câmara, CoriRibeiro, estando embasado por documentos do Ministério Público e dos juízes eleitorais.
No final, o passe estudantil foi aprovado na íntegra, sem emendas.
O subsídio será custeado com recursos do orçamento municipal. Athos teve o cuidado de garantir que o benefício aos estudantes não recaia sobre o conjunto dos usuários do serviço e nem afete o equilíbrio econômico e financeiro das empresas. Ele deixou claro que a instituição do passe estudantil não resultará em aumento da tarifa.

Quando o vermelho é de vergonha

Houve confronto entre membros da chamada "União da Juventude Socialista", braço do PC do B, e militantes da Juventude Petista. Foi por ocasião da votação do projeto do passe estudantil, terça-feira,16, na Câmara Municipal. Até aí tudo normal.
O inacreditável, contraditório e triste, é a UJS invocar heróis do Araguaia e da revolução cubana e cantar a "Internacional Socialista" seus integrantes vestidos com camisetas de campanha de
Tadeu.
Vi e ouvi, custando a acreditar, os caras pulando e gritando "
Juventude 15".
Che Guevara deve ter se remexido no túmulo, agora que seus restos mortais estão dignamente sepultados.
Um detalhe que se traduz no único fato coerente desse espetáculo do absurdo: diferentemente dos petistas, os "comunistas", em sua maioria, não usavam camisetas vermelhas.
A explicação: o vermelho, nesse caso, poderia parecer ser de vergonha.

40 ANOS DE LUTA: ATHOS APROVA PASSE ESTUDANTIL


Álbano Silveira Machado*


O passe estudantil foi aprovado. Depois de 42 anos de luta, segundo Márcio Cardoso, presidente do DEMC, o projeto de lei nº 206/2008 do prefeito Athos Avelino foi votado e aprovado pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, dia 16 de setembro. “Arrá, urru, o passe estudantil é nosso!”, este era o grito de euforia de centenas de estudantes que lotaram o auditório da Câmara.
A alegria era geral. Estudantes se abraçavam, choravam, gritavam. O diretor do DCE da Unimontes, Juliano Gonçalves, disse que esta conquista é histórica e vai beneficiar principalmente os estudantes pobres, da periferia. Diego Marden, representante da UNE, afirmou que esta foi uma vitória de todos os estudantes, graças ao Prefeito Athos que teve a iniciativa de implantar o passe estudantil. Pedro Jerônimo, acadêmico de Direito, apontou que a proposta aprovada é responsável e viável, pois o passe estudantil demanda grande soma de recursos para custeá-lo.
O diretor da Escola Estadual Prof. Plínio Ribeiro (Escola Normal), Manoelito Moura, ficou radiante com a aprovação. Segundo ele, este projeto é de grande alcance social, pois deverá beneficiar mais de 1.500 alunos da Escola que dirige, de famílias pobres e que moram em bairros distantes.

OPOSIÇÃO NÃO QUERIA VOTAR

A oposição utilizou de todas as formas para que o projeto não entrasse em votação. Desde a primeira semana de agosto, na tramitação na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, o vereador Lipa Xavier, do PC do B, apresentou vários argumentos protelatórios. Venceu o prazo sem que a Comissão conseguisse apresentar o seu parecer. Este foi o depoimento do vereador Dr.Silveira, do PTN, presidente da Comissão. Lipa tentou argumentar contra a votação do projeto, dizendo que o presidente Cori Ribeiro se equivocava na interpretação do Regimento Interno da Câmara. Cori foi firme e justificou que a Lei Orgânica do Município o obrigava a levar o projeto de lei ao plenário para discussão e votação. Rosemberg Medeiros, do DEM, afirmou que o vereador que votasse a favor poderia ser cassado por ter benefício eleitoral com a medida.
Ao discursar contra o projeto os vereadores Lipa Xavier, Fátima Pereira (PSDB) e Sebastião Pimenta (PDT) disseram que aquela proposta iria beneficiar menos de 1% dos estudantes, mas garantiram votar a favor. Não teriam coragem em votar contra, com a galera toda de olho, em plena reta final de campanha eleitoral.
Por fim, os estudantes assistiram a aprovação do projeto de lei do Passe Estudantil, do Prefeito Athos Avelino, ser aprovado com 13 votos favoráveis e uma abstenção.
Devido às fortes manifestações estudantis a sessão foi encerrada, ficando as emendas apresentadas a serem discutidas e aprovadas. nas próximas sessões.

MILHARES DE ALUNOS BENEFICIADOS

Ao contrário do que afirma a oposição, o projeto de lei do Passe Estudantil do Prefeito Athos Avelino pode beneficiar estudantes pobres de mais de 50 mil famílias. Segundo o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em 2007, 67,66% das famílias de Montes Claros tinham uma renda abaixo de 3 salários mínimos. O projeto limita o benefício a estudantes de famílias nesta faixa de renda. Outro critério é residir a mais de 01 (um) quilômetro da escola em que está matriculado. O estudante terá direito a 54 passes/mês, pagando 50% da tarifa.
Segundo dados sobre evasão escolar, é justamente nas famílias de baixa renda que os jovens abandonam a escola para trabalhar e ajudar no sustento da família, sendo as despesas com o transporte escolar um dos principais motivos.
Montes Claros tem cerca de 20 mil estudantes universitários, 22 mil de ensino médio e 28 mil de ensino fundamental (5ª a 8ª séries). Estes seriam os potencialmente beneficiados pelo passe estudantil. Porém, a maioria das escolas de ensino fundamental e ensino médio estão próximos às residências dos alunos. Hoje, calcula-se que cerca de 30 mil alunos usariam transporte coletivo para ir ás aulas. Com o critério de renda per capita mais de 10 mil alunos serão beneficiários do passe estudantil. Somente nas principais escolas públicas do Centro da cidade, seriam cerca de 4.500 estudantes a terem direito ao passe estudantil.

QUANTO CUSTA O PASSE

O custo por aluno/mês é de R$ 41,85 ou R$ 418,50 por ano. Para cada mil alunos beneficiados, a Prefeitura terá que arcar com R$ 418,5 mil/ano. Isto quer dizer que para atender a 10 mil alunos o orçamento municipal anual deve prever R$ 4,18 milhões.
Segundo o presidente da Transmontes, Petronilho Narciso, o passe estudantil será implantado gradativamente, de acordo com as disponiblidades financeiras, a partir de 2009. A Transmontes será responsável pelo gerenciamento do Passe Estudantil.

Álbano Silveira Machado é jornalista, psicólogo e servidor público municipal.
Assessor da Coordenadoria da Juventude / Casa da Juventude

sábado, 13 de setembro de 2008

"Te amamos professora"

Ser juiz eleitoral não é fácil. Em Montes Claros então, que o diga. Ainda mais se for para passar vergonha, ser ridicularizado e o pior... ter a justiça usada de chacota no outro dia.

Pois bem, aconteceu. E numa biblioteca pública. Rapaz, inacreditável o que não faz a política. Bastou alguns xerox de uma notícia veiculada por um órgão de imprensa da cidade, com a lista de nomes sujos na Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que alertam em quem votar, estar nas mãos de um jovem na biblioteca, que a turma dos dois citados pela AMB trataram de o acusar de estar panfletando.

Sacaneado até, ele teve que ir embora. Mas o melhor estava por acontecer. Um armário. Um armário com cadeados. E um juiz em casa. Não deu outra, a turma dos dois candidatos com processos nas costas, chamaram um deputado – inclusive citado no mensalão mineiro –, para tirar o juiz de casa.

Então ele chegou. De madrugada, num prédio público ocupado. Estragou sua sexta-feira. E ainda bem quem era 12.

Ficou evidente que a manifestação é livre. Nada havia sido distribuído. Mas a culpa é do armário.

Mas o cidadão não é obrigado a votar em candidato ficha suja. O cidadão consciente deve carregar em sua bolsa um bom livro, um caderno de anotações, o xerox para os amigos com notícia de verdade, porque se não quero errar, também não quero que eles errem.

Pô... acredito na Associação dos Magistrados do Brasil. Ao contrário daquele vereador que... disse não se tratar de uma entidade séria. É por isso que não voto em quem está na lista da AMB. E também não gosto de pombos e muito menos de correio.

E olha que o xerox era de um jornal, comprado por todos nas bancas.

A casa do povo invadida e arrombada de madrugada. Que vergonha.

Quando o chaveiro chegou: Uau!!!!!!!!!

Depois de arrombar fechaduras e cadeados, na presença de 30 policiais, 20 assessores, fotógrafos, filmadores e o juiz... eis o flagra: uma linda aquarela de uma criancinha de 6 anos e um sitiozinho feito a lápis de cor, de um outro aluno de 7 anos. Que flagrante! Além disso, um girassol feito a giz de cera, e a maior surpresa: uma cartolina amarela dizendo: "te amamos professora".

Moral da história: Viva a democracia, mesmo que caduca.

Cai a farsa de Tadeu e Ruy

SUCESSÃO MUNICIPAL - Tadeu e Ruy tumultuam eleição
Terminou por volta das 3 horas da madrugada de sábado a ocupação da Biblioteca Municipal Marcolina Ataíde, invadida desde o início da noite de ontem por partidários dos candidatos a prefeito Luiz Leite e Ruy Muniz. Na ocorrência lavrada pela Polícia Militar – chamada pelos próprios invasores - a justificativa foi a de que panfletos que reproduzem a “lista suja” da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) estariam sendo distribuídos dentro do recinto. Na lista, elaborada pelos magistrados para orientar eleitores a não votar em político corrupto, consta os nomes de Leite e de Ruy.
Funcionárias da biblioteca contaram que viram alguns homens jogando papéis no chão. Durante toda a noite, integrantes das campanhas dos dois candidatos permaneceram no local, tentando convencer a PM a arrombar armários e salas à procura dos panfletos. Somente com a chegada do juiz eleitoral Danilo Campos e a abertura das portas descobriu-se que a denúncia era falsa. Testemunhas informaram que as pessoas que invadiram o prédio são as mesmas que protagonizaram a invasão da sede do Sindicato dos Servidores públicos Municipais, em 2006. Elas são ligadas ao grupo político do candidato peemedebista a prefeito. A Guarda Municipal foi acionada para proteger o patrimônio público, pois eles ameaçavam arrombar armários e salas. O deputado Gil Pereira, o vereador Athos Mameluque e o coordenador da campanha de Leite, Wilson Cunha, além do próprio Ruy Muniz estiveram no local, acompanhados por suas assessorias jurídicas e respectivas equipes de gravação do programa de tevê.

A suspeita é de que houve uma tentativa de criar um fato político para interferir no processo eleitoral e prejudicar o prefeito Athos Avelino, candidato à reeleição. Entre os presentes, o mais exaltado era Athos Mameluque, que buscava intimidar funcionárias da biblioteca, exigindo a chave da sala em que supostamente estariam os panfletos. O próprio juiz Danilo Campos foi sistematicamente pressionado pelos advogados e partidários dos dois candidatos, mas só autorizou que o local fosse devassado depois do retorno da PM e de cumpridos os ritos legais.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SABOTAGEM NA RÁDIO CLUBE DE BOCAIÚVA

Bocaiúva mais uma vez é refém de uma política suja POR PARTE daqueles que não têm nenhuma proposta real de desenvolvimento para o município. Eles buscam DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM QUER TRABALHAR PARA O POVO E COM O POVO. CHEGARAM ATÉ A DIZER QUE COMPRARAM CANDIDATURAS COMO A DO BETINHO DENTISTA. COMO SÃO INESCRUPULOSOS, IMORAIS E DESPROVIDOS DE VALORES ÉTICOS!
Veja o que aconteceu sábado, dia 06 de setembro:
EM SEU PROGRAMA DE GOVERNO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO, O CANDIDATO BETINHO QUE FOI ENTREVISTADO POR DOIS UNIVERSITÁRIOS, UM DE DIREITO E O OUTRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL, TEVE SEU PROGRAMA SABOTADO!!! O PROGRAMA FALA SOBRE OS INVESTIMENTOS DO FUNDEB NA EDUCAÇÃO.
Foi veiculado SOMENTE o programa da Campanha de prefeito da Coligação “BOCAIÚVA DE TODOS”, do candidato Betinho Dentista e Vice Milton da Jabolac, que deveria ser veiculado na segunda-feira dia 08 de setembro como manda a lei.
Os programas dos vereadores das Coligacões “Bocaiúva Não Pode Parar” e “A Forca do Povo” foram ao ar normalmente como manda a lei, ou seja, a programacão do TRE indica que no sábado seja veiculado SOMENTE O PROGRAMA ELEITORAL PARA OS CANDIDATOS A VEREADOR.
Após o Betinho ter explicado que a verba do FUNDEB( Fundo para o Desenvolvimento) em 60% no mínimo é destinada a aplicação no salário bruto do professor e que a lei que rege o FUNDEB permite a aplicação de até 100%, o universitário do 3º período de Engenharia Ambiental diz: “Ua! então... os professores tão ganhando bem demais...” Neste exato ponto o programa foi CORTADO! O objetivo da sabotagem foi tentar mostrar a população que o Betinho não se preocupa com os funcionários ligados ao sistema educacional. Por outro lado, quiseram demonstrar que até o Betinho concorda que os profissionais da educação são valorizados pela atual administração e que ganham bem.
COMO BETINHO VÊ O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
A VERDADE É QUE BETINHO NÃO CONCORDA COMO SÃO TRATADOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO!
PROFESSORES, ORIENTADORES, SUPERVISORES E FUNCIONÁRIOS DE APOIO ADMINISTRATIVO DA EDUCAÇÃO, AO SER ELEITO PREFEITO VOU INSTITUIR COMISSÕES FORMADAS POR VOCÊS, PARA QUE JUNTOS POSSAMOS CONSTANTEMENTE CONSTRUIR A MODERNIZAÇÃO E EXPANSÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL COMO TAMBÉM, A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DA REMUNERAÇÃO.
Eu Betinho Dentista respeito e valoriza o trabalho de todos vocês. Sei que é o profissional da educação é um dos pilares do desenvolvimento humano, social e o futuro de uma cidade! Sei também que vocês não são valorizados como merecem ser! O pior que ainda são cobrados E DE FORMA AUTORITÁRIA E ESCRAVAGISTA!
NÃO PODEMOS MAIS ACEITAR FALSAS PROMESSAS! O MUNDO INTEIRO ESTÁ SENDO MUDADO. UM EXEMPLO DISSO É NO PRÓPRIO PAÍS QUE TEM ALTO ÍNDICE DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL(BRANCOS NÃO SUPORTAM NEGROS) E PELO QUE TUDO INDICA, SERÁ UM NEGRO O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS!
ACREDITAMOS E CONFIAMOS NO SEU TRABALHO PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, PORQUE UM POVO SEM ACESSO A EDUCAÇÃO NÃO PODE CONSTRUIR SEU FUTURO PRÓSPERO!
COLIGAÇÃO BOCAIÚVA DE TODOS ACIONA A JUSTIÇA
No mesmo dia 06 de setembro de 2008, a Coligação Bocaiúva de Todos, ajuizou na justiça uma representação requerendo a entrega das gravações do programa da Rádio Clube de Bocaiúva pleiteando o direito de resposta, ou seja, exigindo uma retratação pública. A MM JUÍZA eleitoral, no mesmo dia, deferiu(acatou o pedido) da exibição das fitas pela rádio.
A Rádio Clube de Bocaiúva na tentativa de sair fora da sua fraudulenta ação, em sua defesa, respondeu a justiça, que a culpa é da Coligação “Bocaiúva de Todos” que entregou somente os CDs do programa de Candidatura a Prefeito. Ora! Conforme a resolução 22718/08 do Tribunal Superior Eleitoral, em seu artigo 35 parágrafo 6º diz claramente que o material de mídia que não for entregue no prazo ou pelas pessoas devidamente credenciadas no Cartório Eleitoral, as emissoras de rádio local, OBRIGATORIAMENTE DEVERÃO VEICULAR O ÚLTIMO MATERIAL POR ELAS EXIBIDO INDEPENDENTEMENTE DE CONSULTA PRÉVIA AO PARTIDO OU COLIGAÇÃO.

VEJA NA INTEGRA O EXCELENTE PROGRAMA GRAVADO POR BETINHO DENTISTA SEM A SABOTAGEM

PROGRAMA ELEITORAL
SEGUNDA-FEIRA – 08/09/2008
Tema: EDUCAÇÃO
Inicio: Jingle do 14
Locutor: Começa agora a arrancada da vitória da Renovação Verdadeira de Bocaiúva
(Jingle do 14)
Inicio da Fala:
Jovem estudante de Direito
- Betinho a mais de doze anos os jovens de Bocaiúva estão sem perspectivas de um futuro melhor quanto a Educação. A escola básica está deixada de lado quando o jovem chega na situação de prestar um vestibular ele não tem uma preparação. Gostaria de saber qual sua proposta de governo para resolver esse problema.
Betinho Dentista
- Meu amigo como você mesmo acabou de dizer esse problema existe há mais de doze anos nós temos uma grande preocupação com o futuro dos nossos jovens, com esse estudo tão difícil que toda Bocaiúva enfrenta. Esse deslocamento para Montes Claros enfrentando as estradas perigosas, o custo do transporte escolar, e muitas vezes ou grande parte das vezes, as famílias tem que alugar imóveis em Montes Claros para que seus filhos lá morem para continuar os seus estudos. O que nós estamos sentindo e vendo é que precisamos fazer uma modernização e expansão de todo o ensino. Começando do fundamental até o curso superior. E para que isso aconteça, meus amigos, é necessário que criemos uma infra-estrutura do transporte, ajuda de custo, e uma série de coisas para resolver o problema que aflige todos os pais e todos os estudantes de Bocaiúva.
Jovem estudante de Engenharia Ambiental
- Inclusive Betinho, quando a gente chega lá na frente no vestibular, daí que a gente percebe que nós não tivemos um ensino básico, passando pelo fundamental, ensino médio de qualidade, porque nós enfrentamos uma dificuldade enorme mesmo depois que a gente passou no vestibular. Afinal de contas quando você quando você fala em modernização e expansão como é possível fazer isso? Tem dinheiro pra isso?
Betinho Dentista
- Meu amigo claro que tem. Existe o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais da Educação, é o FUNDEB, só pra você ter uma idéia, Bocaiúva recebeu no ano de 2007 mais de seis milhões de reais, e até julho deste ano já recebeu mais de cinco milhões de reais, ou seja, totaliza mais de onze milhões de reais.
Jovem estudante de Direito
- “Uai”, mas esse dinheiro deve ser aplicado de qual maneira?
Betinho Dentista
- Os municípios devem utilizar recursos do FUNDEB na educação infantil e no ensino fundamental sendo que o mínimo de 60% desses recursos devem ser destinados anualmente a remuneração dos profissionais do magistério, ou seja, professores, profissionais que exercem atividade de suporte pedagógico, como direção (administração escolar), planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional e os outros 40% seja aplicado nas demais ações de manutenção e desenvolvimento da educação básica pública. Quero destacar que se a parcela de recursos para remuneração é de no mínimo 60% do valor anual não existe impedimento na lei que se utilize até 100% dos recursos do FUNDEB na remuneração dos profissionais do magistério.
Jovem estudante de Engenharia Ambiental
- “Ua”, então os professores estão ganhando bem demais!!!!
Jovem estudante de Direito
- Não é bem por ai não companheiro, eu tenho conhecimento e sei que os professores com curso superior estão ganhando R$ 500,00 a R$ 850,00. Isso é o mesmo salário do orientador educacional e mais o diretor ganha no máximo R$ 1500,00. Essas pessoas são as responsáveis pela formação dos nossos cidadãos. Se isso é ganhar bem pra você...
Jovem estudante de Engenharia Ambiental
- Mas... “Ô” Betinho fala mais sobre a aplicação desse recurso para o desenvolvimento do ensino.
Betinho Dentista
- Como eu disse anteriormente esses recursos servem para melhorar a remuneração dos profissionais de educação, além disso para aquisição, manutenção, construção de instalações e equipamentos necessários ao ensino, por outro lado ele também pode ser utilizado para concessão de bolsas de estudo, ou seja, dar ajuda de custo aos estudantes para que eles não abandonem a escola. Sem falar na instalação de creches, enfim tudo que está ligado à expansão e a modernização de um ensino de qualidade.
Jovem estudante de Engenharia Ambiental
- Brincadeira; ainda fazem campanha falando em continuar?
Locutor
- Para que o dinheiro do FUNDEB seja aplicado na educação VOTE BETINHO. VOTE 14.
(Jingle do 14)

AÉCIO NEVES - UM TUCANO LAPIDADO PELA MÍDIA MINEIRA, SOB GRANDE ORÇAMENTO PUBLICITÁRIO, E ATRAVÉS DE RECURSOS DOS IMPOSTOS PAGOS PELO POVO MINEIRO

A situação em Minas Gerais parece bem complicada. Mais recente que os casos citados nos vídeos é o caso do Novo Jornal, fechado pelo Ministério Público Estadual mineiro no dia 14 de agosto, como relatado aqui. Tudo se complica ainda mais quando adicionamos ao imbróglio a aliança PT-PSDB na disputa pela prefeitura de Belo Horizonte. Aécio & trupe parecem usar de todas as suas ferramentas para manter límpida a própria imagem. Ainda temo que tudo isso se reflita daqui a dois anos.
Clique aqui para assistir a todos os vídeos relacionados ao caso.


A “democracia” e a “liberdade” do PSDB


Tem muita gente que nunca se importou com América Latina subitamente “preocupada” com a “liberdade” de venezuelanos, bolivianos e equatorianos. A mídia gorda brasileira, cuja identificação e fixação com o Hemisfério Norte é notória, também “descobriu” esses países de um tempo para cá. Não é por acaso. Neles, apesar das imensas dificuldades, governos adotam medidas para tentar superar o neoliberalismo que arrasou a América Latina nas duas últimas décadas.
Por falar em preocupações com a liberdade e com o exercício do jornalismo, curiosamente os que vociferam contra os regimes de certos países latino-americanos se calam frente ao que acontece aqui no Brasil, no segundo estado mais populoso da federação: Minas Gerais, sob o governo Aécio Neves (PSDB).
O documentário “Liberdade, essa palavra”, de Marcelo Baêta, traz informações relevantes a respeito. Vale a pena ver - e lembrar que para muitos o sobrinho de Tancredo é um forte candidato à presidência em 2010.
O vídeo está disponível na íntegra
aqui.

Hora certa

Montes Claros

Apresentação Dia do Município: 03 de julho aniversário da cidade Localização: Norte de Minas Gerais Área: 3.470 Km2 População: 336.132 habitantes Clima: Tropical Temperatura: Média anual de 24,20º. Vegetação: Predominância de Cerrados com ocorrência de áreas de transição cerrado/caatinga. Distancia da Capital: 418 Km Rodovias que servem o município: BR 135 – Bocaiúva/Januária BR 365 – Pirapora Uberlândia BR 251 – Rio Bahia/Salinas/Coração de Jesus BR 122 – Janaúba Condições: Pavimentação Asfáltica Principais atividades econômicas: indústria, comércio e pecuária

Hisrória

1768 - Arraial das Formigas Expedição Espinosa - Navarro, composta por 12 homens determinados, talvez espanhóis e portugueses, foi a primeira a pisar as vastas terras da Região do Norte de Minas, habitada pelos índios Anais e Tapuias. Mas era muito cedo ainda para fundar as cidades do sertão, longe do litoral. Bandeirantes partiram de São Paulo, procurando pedras preciosas, e embrenharam-se pelo sertão do Norte da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Fernão Dias Pais, Governador das Esmeraldas, organizou a mais célebre Bandeira, para conquistar "Esmeraldas", da "Serra Resplandecente". Antônio Gonçalves Figueira, que pertencia à Bandeira de Fernão Dias, acompanhou-a até às margens do Rio Paraopeba, onde com Matias Cardoso, abandonou o chefe, regressando para São Paulo, chegando lá dois anos depois. Seduzidos pela fertilidade do Sertão Mineiro e talvez, na esperança de conquistarem riquezas, Antônio Gonçalves Figueira e Matias Cardoso retornaram, tornando-se colonizadores caçando índios, construindo fazendas, cujas sedes se transformaram em cidades. Formou três grandes fazendas: Jaiba, Olhos d'Água e Montes Claros, esta, situada nas cabeceiras do Rio Verde, pela margem esquerda, próxima a montes formados por Xistos Calcários, com pouca vegetação. Pelo alvará de abril de 1707, Antônio Gonçalves Figueira obteve a sesmaria de uma légua de largura por três comprimentos, que constituiu a Fazenda de Montes Claros. Formigas foi o segundo povoado da Fazenda Montes Claros. Gonçalves Figueira para alcançar mercado para o gado, construiu estradas para Tranqueiras na Bahia, e para o Rio São Francisco. Era grande o seu interesse de expansão do comércio de gados, e com isto, procurou ligar-se ao Rio das Velhas e também à Pitangui e Serro. A região foi se povoando e a Fazenda de Montes Claros transformou-se no maior Centro Comercial de Gado, no Norte de Minas Gerais. O próspero Arraial de Formigas, depois Arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas, Vila de Montes Claros de Formigas e por fim cidade de Montes Claros. Iniciou-se assim, em local diferente da sede de Antônio Gonçalves Figueira, em torno da Capela erguida por José Lopes de Carvalho. 1831 - Vila de Montes Claros de Formigas Cento e vinte quatro anos após obtenção da Sesmaria, por Antônio Gonçalves Figueira, dono e construtor da Fazenda de Montes Claros, já estava o Arraial de Nossa Senhora de Conceição e São José de Formigas, suficientemente desenvolvido para tornar-se independente, desmembrando-se de Serro-Frio. Pelo esforço dos líderes políticos o Arraial foi elevado a Vila pela Lei de 13 de outubro de 1831, recebendo o nome de "Vila de Montes Claros de Formigas". Os vereadores, primeiros líderes construtores do progresso de Montes Claros, naquele tempo longínquo: José Pinheiro Neves (Presidente), Laurenço Vieira de Azevedo Coutinho, Luiz de Araújo Abreu, Antônio Xavier de Mendonça, Francisco Vaz Mourão e Joaquim José Marques, que substituiu José Fernandes Pereira Correia. A 22 de julho de 1834, toma posse o primeiro Juíz Municipal Dr. Jerônimo Máximo de Oliveira e Castro. Apareceram na Vila, os primeiros médicos e facultativos: Manoel Hipólito de Palma, com licença para exercer a profissão de Cirurgião. Outros facultativos apareceram em 1835, e, em 1847, chega à Vila o primeiro médico formado: Dr. Carlos Versiani. A Vila de Montes Claros de Formigas desenvolvia-se pelo esforço dos líderes, os costumes eram primitivos, em casa faziam-se comida, as quitandas, o sabão, as rendas de almofada, tecidos no tear, etc. Em 1817 já havia três sobrados: O do Cel. João Alves Maurício, o do Simeão e o Mirante. Outros foram construídos, tinham piso de assoalho, maior número de janelas e melhor acabamento. 1857 - A Vila de Montes Claros de Formigas passa a Cidade Em 1857, a Vila Montes Claros de Formigas teria pouco mais de 2.000 habitantes, mas os políticos já pleiteavam a elevação à cidade, pois os melhoramentos existentes eram os mesmos de quase todos os municípios da Província. Assim, pela Lei 802 de 03 julho de 1857, a Vila passou a cidade - Cidade de Montes Claros, sem formigas, que desagradava a todos os formiguenses. A partir dali seriam "montesclarenses". A 12/07/1858 tomaram posse os novos vereadores. Por muito tempo, o aspecto da cidade permaneceu quase o mesmo. O desenvolvimento da cidade continuava lento, pois os meios de transporte permaneciam: Cavalos e liteira para as pessoas, carros de bois e tropas de burros que conduziam mercadorias, num comércio mútuo, suadas andanças pelas estradas estreitas e poeirentas, muitas delas abertas pelos bandeirantes. Melhoramentos e Fatos Importantes . O Governador da Província Joaquim Pires Machado Portela, criou em 1871, o Hospital de Caridade, depois chamado "Santa Casa de Caridade". . Um grande passo para o progresso da cidade foi a criação da Escola Normal, em 1879. Foi instalada no dia 02/02/1880 no prédio no. 46, na antiga Rua Direita, hoje Justino Câmara. . Importantíssima a data de 24/02/1884, pois sai o primeiro número do Semanário "Correio do Norte". . 14 de setembro de 1886 inauguração da Capela de Santa Cruz (simplesmente Capela do Morrinho). . A indústria em Montes Claros começou com a fábrica do Cedro em 1882, que em 25/07/1889, foi destruída por grande incêndio. . O Mercado Municipal foi inaugurado no dia 03/09/1899. Situado no largo de cima, hoje praça Dr. Carlos Versiani, era construção imponente com uma torre bem alta, onde o relógio, doado por Dona Carlota Versiani, badalava as horas, não deixando ninguém perder o horário. . A inauguração da 1ª "linha telegráfica" da cidade deu-se no dia 27/10/1892. . Outro importante estabelecimento de ensino em Montes Claros de Ontem, e que perdura até os dias atuais, é o Colégio Imaculada Conceição, fundado pelas irmãs de Berlear que aqui chegaram no dia 14/06/1907. . O grupo escolar Gonçalves Chaves tem destaque especial, por ser o primeiro a instalar-se na cidade, bem como a Escola Normal. . A Banda de Música Euterpe Montesclarense fundada em 1856, por Dona Eva Bárbara Teixeira de Carvalho, perdurou por mais de cem anos. . A 10 de dezembro de 1910, São Pio X criou o Bispado de Montes Claros, tendo sido nomeado primeiro Bispo Dom João Antônio Pimenta pela bula "Comissum humilitati nostre", de 07/03/1911. . Dom João Pimenta celebrou a primeira missa pontifical, no dia 08/10/1911.