O Movimento Catrumano decidiu comemorar neste ano, o Dia do Geraes, em 8 de dezembro, na cidade de Matias Cardoso, marcando assim o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. Na tarde de quarta-feira, durante reunião na Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, com a participante de dirigentes do Instituto Histórico de Montes Claros, Departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros, AMAMS e Prefeitura de Montes Claros, foi colocada em discussão uma programação, que inclui a entrega das Medalhas Mathias Cardoso e Maria da Cruz à personalidades responsáveis pelo desenvolvimento da região.
Desde 2005 foi criado o Movimento Catrumano, de resgate histórico do Norte de Minas.
Desde agosto que o Movimento Catrumano elaborou material impresso encaminhado à todas Prefeituras pedindo para ser encaminhado projeto de lei à Câmara Municipal instituindo o Dia do Geraes em cada município no dia 8 de dezembro, conforme data que foi definida na audiência publica na Assembléia Legislativa. O antropólogo João Batista Costa Almeida, o Joba, autor da pesquisa que reconhece o Norte de Minas como primeiro povoamento, explica que as duas datas têm sentido histórico, pois no dia 23 de março está marcado como a chegada de Mathias Cardoso em solo norte-mineiro, conforme carta encontrada recentemente em São Paulo. Porém, o dia 8 de dezembro é de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira da Igreja do município de Matias Cardoso e deu nome a mais antiga igreja construída em território mineiro, que é a prova mais robusta de ser a região o primeiro povoamento. “Mariana comemora o Dia de Minas em 16 de junho, que é da Padroeira de Nossa Senhora do Rosário. Nós comemoraremos o Dia do Geraes em 8 de dezembro, que é de Nossa Senhora da Conceição” – salienta.
O município de Catuti foi pioneiro em instituir o Dia do Geraes, ao aprovar e sancionar o projeto municipal instituindo esta data. Outros municípios estão seguindo o mesmo caminho, como Patis. Montes Claros está em fase de análise jurídica. A AMAMS e o Movimento Catrumano encaminhou minuta de lei a todos prefeitos, propondo a criação da data.
Joba Costa comunicou ainda que criou o Marco Cronológico do Geraes, a partir de 1500, quando o Brasil foi descoberto, até 2005, quando surgiu o Movimento Catrumano, onde é salientada a data de povoamento de Mathias Cardoso. Uma das alternativas discutidas foi fazer viagens a vapor e cavalo, para chegar neste dia a Matias Cardoso, permitindo uma grande festa. Os primeiros entendimentos para a viagem de vapor foram mantidos com a Prefeitura de Pirapora, onde a embarcação sairia de Pirapora e atracaria em Matias Cardoso. O problema é que são necessários seis dias de viagem.
Outra opção é a cavalgada, que poderia sair de várias cidades para se concentrar em Matias Cardoso.