No lançamento do projeto sociocultural Dagobé, o economista Virgílio Guimarães de Paula realiza a primeira palestra do ciclo “Travessia Rosiana”
No próximo dia 28 de abril, acontece o lançamento oficial do Projeto Sociocultural Dagobé, com realização da primeira conferência do ciclo “Travessia rosiana”, sobre a vida e obra do escritor mineiro João Guimarães Rosa, que se desenvolverá ao longo do ano. Serão, ao todo, sete conferências, realizadas por alguns dos principais especialistas brasileiros no autor. A primeira palestra será proferida pelo economista e deputado federal, Virgílio Guimarães de Paula.
A programação da noite do lançamento do projeto também inclui apresentação da Coleção Dagobé, uma seleta de textos de autores contemporâneos brasileiros, nascidos, em sua maioria, na região norte-mineira e nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e São Francisco.
A coleção tem como objetivo revelar novos autores, através de livros que interagem com o território originário dos seus autores. Grande parte dessa produção será distribuída em escolas públicas municipais das cidades contempladas pelo projeto.
Shows
Participam do lançamento, prefeitos das 60 cidades contempladas pelo projeto nesse ano, além de parceiros e convidados.
Para deixar a noite no clima do universo rosiano, artistas da região como Teo Azevedo, Marimbondo Chapéu, Marcelo D’Paula, Fabiana Lima e Bruno Andrade, Thunder, Sinval da Gameleira, entre outros, se revezam no palco onde reinará a música tipicamente norte-mineira.
AÇÕES
A primeira cidade a receber as ações do projeto será São Francisco, no período de junho a agosto de 2008, onde serão realizadas conferências do ciclo “Travessia rosiana”, e do Fórum “Outras margens”, que abre discussões sobre o sertão e processos de modernização da região contemplada pelo projeto. Nesse primeiro encontro, o fórum discute o projeto de transposição do Rio São Francisco, tendo como público-alvo direto estudantes, professores, pesquisadores, jornalistas, autoridades civis, trabalhadores rurais, ativistas políticos, líderes comunitários e interessados em geral.
As ações do projeto em São Francisco encerram com a realização da Mostra de Cinema “Transcinemental”, com enfoque exclusivo de produções experimentais brasileiras e estrangeiras, voltadas para a exploração de novas possibilidades em ambiente audiovisual, e com a Mostra de Dança “Corpo de Baile”, com a realização da I Mostra Norte-mineira de Dança Contemporânea.
Após as ações em São Francisco, o projeto, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé, seguirá para o município de São João da Lagoa, no Norte de Minas, onde dará seqüência às atividades.