Com cobertura vacinal de 111% nos últimos 10 anos e reposição diária das doses de vacina contra a febre amarela nos centros de saúde de Montes Claros, o setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta a população com relação aos riscos da revacinação sem necessidade. O percentual incide sobre a população fixa e flutuante. Ao todo, apenas no mês de janeiro, cerca de 30 mil doses foram aplicadas no município.
Através da cobertura realizada nos 17 centros de saúde, na unidade do distrito de Nova Esperança – que atende a zona rural –, e o posto localizado na rodoviária, o estoque está sendo reposto diariamente com 5 mil doses. Mas a preocupação da SMS é com relação à falta de informação e ausência do cartão de vacinação, que tem promovido riscos à saúde de adultos e crianças. “Em 1998 foi realizada uma campanha em massa entre agosto e outubro, com reposição em 2001 e 2003. Por isso a população deve se tranqüilizar, já que a vacina deve ser tomada, pelos que não se vacinaram e que pretendem viajar para as regiões consideradas de maior risco”, relata a coordenadora do setor de imunização, Maria Helena Moreira Gonçalves.
CARTÃO DE VACINAÇÃO – Nos centros de saúde, as crianças só estão sendo vacinadas se os responsáveis estiverem com o cartão de vacinação. A medida, segundo ela, foi tomada para evitar a superdosagem e consequentemente reações graves que podem chegar até o choque anafilático. “Com o estoque que temos e a quantidade de postos, havendo a necessidade da vacina contra a febre amarela, ninguém ficará sem a imunização. Por isso as pessoas devem se conscientizar e evitar os riscos”, diz.
Maria Helena lembra que desde 1998 a disponibilização da dose se tornou rotina nas unidades de saúde, ou seja, disponível em todos os dias. Além disso, ela explica que não se trata de uma campanha de vacinação contra a febre amarela, mas de revacinação – nos casos já especificados – e por isso os postos devem ser procurados com tranqüilidade pela população. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), não há nenhum caso confirmado de febre amarela no Estado.
Cães que Atacaram as Meninas em Esmeraldas, na Grande BH Não São Pitbulls
-
Reportagem no Portal G1 da Rede Globo Mostra Ataque de Cães Mestiços e a
Raça pitbull que leva a culpa e nome de Cão Perigoso sendo que Pitbull não
são ass...
Há 8 anos