quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Prefeito e vários vereadores eleitos podem não tomar posse

O prefeito eleito de Montes Claros Tadeu Leite e os vereadores, Ildeu Maia, Raimundo do INSS, Marcos Nem e Athos Mameluque, podem não tomar posse em janeiro. Todos eles respondem a processos criminais. E o TSE espera, através do "mutirão da limpeza", que todos os processos sejam julgados antes da posse. Mesmo sendo empossados, eles podem perder seus mandatos a qualquer hora. Se condenados.
O prefeito eleito de Montes Claros, Luiz Tadeu, têm 11 processos e foi incluído na lista "Ficha Suja" da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). Já os vereadores, ILDEU MAIA aguarda julgamento de uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público. Processo n° 043306194000-6, tramitando pela 2a Vara de Fazenda da Comarca de Montes Claros. ATHOS MAMELUQUE aguarda julgamento de quatro ações: - Ação Civil Pública por improbidade administrativa, proposta pelo Município de Montes Claros. Processo n° 043398001007-1, tramitando pela 2a Vara de Fazenda da Comarca de Montes Claros. - Crime contra a ordem económica. Processo n° 043300007316-6, tramitando pela 2a Vara Criminal de Montes Claros. - Ação Civil Pública por improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público. Processo n° 043307209655-8, tramitando pela 2a Vara de Fazenda da Comarca de Montes Claros. Essa ação é resultado da chamada "Operação Pombo Correio", realizada pela Polícia Federal. -Ação Penal - Crime contra a Fazenda Pública - Proposta pelo Ministério Público. Processo N° 043306186764-7. Esta ação é resultado da chamada "Operação Pombo Correio", realizada pela Polícia Federal. MARCOS NEM aguarda julgamento da Ação Penal- Crime contra a Fazenda Pública - Proposta pelo Ministério Público. Processo N° 043306186764-7. Esta ação é resultado da chamada "Operação Pombo Correio", realizada pela Polícia Federal. E RAIMUNDO DO INSS aguarda julgamento da Ação Civil Pública por improbidade administrativa, proposta pelo Ministério Público. Processo n° 043308249563-4, tramitando pela 2a Vara de Fazenda da Comarca de Montes Claros e uma Ação Penal- Crime contra a Fazenda Pública - Proposta pelo Ministério Público. Processo N° 043306186764-7. Também resultado da chamada "Operação Pombo Correio", realizada pela Polícia Federal.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Apocalipse 15 :

Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Diga NÃO ao atraso, vota para Montes Claros continuar avançando

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ÚLTIMA PESQUISA APONTA ATHOS À FRENTE DE TADEU

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto APROVE/Jornal de Notícias, no período de 16 a 19 de outubro, aponta o candidatoAthos Avelino com 47,2% das intenções de votos contra 45,6% docandidato Tadeu Leite. 2,1% declararam que anulariam o voto, 4,3% semostraram indecisos e 0,8% preferiram não responder.
O prefeito Athos Avelino (PPS), candidato à reeleição, ganhou força nareta final e está agora tecnicamente empatado com seu adversário, odeputado estadual Luiz Tadeu Leite (PMDB), de acordo com pesquisa doInstituto Aprove Projetos e Pesquisas, divulgada ontem à tarde, emMontes Claros. Athos aparece com 50,9% na pesquisa estimulada, contra49,1% de Luiz Tadeu Leite. Na pesquisa espontânea, Athos está com50,6%, e Tadeu Leite, 49,4%. Porém, como a margem de erro é de quatropontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estãotecnicamente empatados.

A pesquisa foi realizada no período de 16 a 19 de outubro, registradasob o número 1.085/2008 e autorizada, para publicação, pelo juizAntônio Adilson Salgado Araújo, da 317ª zona eleitoral.

É a primeira vez, nesta campanha, que uma pesquisa mostra ligeiravantagem do prefeito Athos Avelino.Depois de mantidos somente os votos válidos, Athos Avelino ficou com50,6% e Tadeu Leite com 49,4%. Na pesquisa estimulada, indecisostotalizaram 4,3%, e 0,8% não responderam. Mantendo os votos válidos, Athos Avelino ficou com 50,9% e Tadeu Leite com 49,1%. O índice derejeição, mostra Tadeu Leite com 36,4% e Athos Avelino com 27,8%

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ESPÍRITOS MALÍGNOS VOLTAM A RONDAR A PREFEITURA


Justiça já condenou Tadeu por usar dinheiro público em benefício de suas empresas
Quando Prefeito, o agora candidato Luís Tadeu Leite usava o dinheiro da Prefeitura para pagar funcionários fantasmas, que na verdade prestavam serviços em seu jornal e em sua rádio, sem jamais pisarem na Prefeitura, salvo no dia de pagamento. A denúncia está no processo de número 0433.98,994235-5 em trâmite na Justiça.
O Promotor Felipe Gustavo Gonçalves Caires, na denúncia, declara a nulidade das ações lesivas de Luís Tadeu Leite, "nomeação e pagamento dos funcionários fantasmas", condenando o ex-prefeito a devolver todo o dinheiro gasto ilegalmente, aos cofres do município.
Tadeu Leite usava o dinheiro dos impostos, o dinheiro público, para pagar funcionários do seu extinto jornal, "Diário do Norte de Minas Gráfica e Editora" e de sua emissora Rádio Terra de Montes Claros Ltda.
A foto acima é o símbolo do descaso com a saúde pública na época em que Tadeu foi prefeito de Montes Claros.
FICHA SUJA - Tadeu, em resumo, é um "Ficha Suja" e é um dos destaques da relação dos maus administradores divulgada pela AMB – Associação dos Magistrados do Brasil – e que reúne todos os juízes de nosso País.

Inimigos se unem e o preço é uma fortuna que sairá dos cofres da Prefeitura

Perseguição! Vingança! Demissão! Denúncia! Processo!
Não, não se trata de nenhum filme de suspense. É um caso real e que pode sair caro para o povo de Montes Claros: mais de 300 mil reais de dinheiro da Prefeitura. É o risco que se corre caso aconteça, porventura, de Luís Tadeu Leite voltar à condição de alcaide.
A história começa em 1989, quando um cidadão, opositor político de Tadeu Leite, foi admitido como funcionário da Prefeitura, ainda no Governo Mário Ribeiro. Três anos depois, em novembro de 1992, o mesmo cidadão, hoje um dos líderes do PSDB – Partido da Social Democracia do Brasil – foi aprovado em concurso público, tornando-se efetivo.
No ano seguinte, 1993, empossado como Prefeito, Luís Tadeu Leite demite o funcionário estável "por mera perseguição política", conforme salienta o Procurado de Justiça, Márcio Heli de Andrade, em sua denúncia ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, processo de número 1.000.00.321171-1/000. O funcionário foi demitido por "justa causa" por abandono de emprego. Na verdade ele estava apenas em férias legais. A atitude intempestiva e vingativa gerou processo na Justiça, que comprovou a irregularidade do ato do então Prefeito, dando ganho de causa ao servidor demitido ilegalmente.

Condenado a pagar a indenização a que o funcionário demitido tem direito, no valor superior a 300 mil reais, Tadeu, agora, faz acordo político com esse mesmo ex-funcionário perseguido, que juntou-se à sua campanha para Prefeito, depois de 15 anos de verdadeiras batalhas, brigas, desentendimentos, intrigas e agressões mútuas.
Não foi difícil descobrir os motivos desta súbita, inesperada e frágil amizade. Para receber o apoio do inimigo, a promessa é a do pagamento da indenização, mas à custa do dinheiro público. O dinheiro vai sair da Prefeitura. O mesmo que poderia ser utilizado para o bem da coletividade, mas que mais uma vez poderá servir para os interesses pessoais, mesquinhos e para o enriquecimento pessoal e prejuízo para a cidade.
FICHA SUJA - Tadeu, em resumo, é um "Ficha Suja" e é um dos destaques da relação dos maus administradores divulgada pela AMB – Associação dos Magistrados do Brasil – e que reúne todos os juízes de nosso País.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Montes Claros, cidade mais dinâmica de Minas

Em meados deste ano, Montes Claros recebeu o prêmio de cidade mais dinâmica de Minas, concedido pelo jornal Gazeta Mercantil. O levantamento foi feito pela consultoria Florenzano Marketing com exclusividade para o veículo de comunicação, que publicou os resultados no Atlas do Mercado Brasileiro 2008. A solenidade aconteceu em São Paulo (SP).
“Esse prêmio é um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido na região. Não posso deixar de compartilhar a honra com os parceiros da administração pública e da iniciativa privada,” afirmou o prefeito Athos Avelino, que recebeu os cumprimentos do governador Aécio Neves pela conquista. “O prêmio eleva o nome de Minas Gerais no cenário nacional e mostra que o município de Montes Claros deve servir como exemplo para outras cidades”, frisou o governador em correspondência. Os índices de potencial de consumo levantados pela Florenzano Marketing mostram a participação de cada estado – e principais municípios – no consumo do país. Foram avaliados os investimentos públicos e privados, além de indicadores de consumo de 46 produtos e serviços.
O dinamismo de Montes Claros foi comprovado pelo resultado de pesquisa sobre o perfil socioeconômico de todos os estados, em mapas com dados sobre infra-estrutura, educação, saúde e comércio exterior, além de outros indicadores. Entre eles, itens como consumo de produtos e serviços, com informações detalhadas sobre renda de famílias, informações bancárias, bens de consumo, materiais de construção, aquisição e reforma imóveis, de veículos, cultura, serviço de saúde e turismo.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

RUY PROMETE VIRAR O 2º TURNO COM ATHOS

O deputado estadual Ruy Muniz – DEM reuniu a imprensa em coletiva na tarde desta segunda-feira para anunciar seu apoio ao candidato Athos Avelino PPS, prefeito de Montes Claros e que tenta a reeleição neste segundo turno das eleições municipais.
De acordo com o parlamentar, que disputou o primeiro turno do pleito majoritário, a sua decisão estaria sustentada exclusivamente em análise que fizera sobre os concorrentes finais, e sobre as suas metas administrativas, optando por um candidato que não significasse retrocesso na política municipal.- Logo após o resultado do primeiro turno, pensei em me manter neutro no segundo. Mas não poderia fazê-lo diante dos compromissos que continuo mantendo com o povo de Montes Claros – disse.
- Tadeu Leite significa uma política de assistencialismo que não pode retornar. Uma política que engana e usa os pobres depois de encantá-los – acrescentou.
OPOSIÇÃO
Sobre os impasses que dividiu com a atual administração, à qual dispensou seguidas críticas desde quando defendia uma cadeira na câmara municipal de Montes Claros, Ruy acrescentou que de fato teve ressalvas ao governo de Athos Avelino – como ainda as teria, mas que ainda assim enxergaria mais qualidades no atual prefeito que no seu adversário.
- Fui um crítico de seu governo, sem dúvida, um cobrador de maior eficiência da máquina administrativa, mas sem radicalismo, nada pessoal, sem acusações que não pudessem ser questionadas – destacou Ruy Muniz, em comentário feito com exclusividade a O Norte ainda na manhã desta segunda-feira 13, destacando que não poderia tomar uma posição de neutralidade no processo sucessório por respeito aos seus eleitores – e até mesmo para manter algumas de suas propostas de governo numa eventual administração que tenha a sua participação e que são benéficas à maioria do nosso povo.
- Athos Avelino é, sem dúvida nenhuma, o melhor candidato – reiterou Ruy Muniz, que obteve 35.279 votos nas urnas de cinco de outubro, observando que a sua decisão de apoiar o chefe do executivo também equilibra o jogo eleitoral que estava totalmente favorável ao candidato do PMDB.
EQULÍBRIO
Ruy Muniz confia que a sua decisão, e o impacto que ela certamente causa em expressiva parcela de seu eleitorado são importantes para o amadurecimento das pessoas nestes dias que antecedem o pleito.
- Agora, há um equilíbrio na disputa e ele é útil para Montes Claros pensar direito, para que o eleitor tenha um posicionamento mais definido, mais consciente para votar no dia 26, sem se deixar levar por promessas que no passado não resultaram em nada – destaca o deputado, acreditando na possibilidade de transferir para Athos Avelino um contingente de pelo menos 25 mil eleitores.
Segundo Ruy Muniz, a sua decisão de apoiar o atual prefeito foi antecedida de várias reuniões que mantivera com os dois finalistas do pleito municipal.
- Ouvi a ambos e os dois me fizeram propostas semelhantes, que recusei. Não tomei posição no processo sucessório movido por questão eleitoral, mas pensando no povo de Montes Claros – completou, criticando ex-aliados que até o primeiro turno marchavam ao seu lado.
OPÇÃO ELEITORAL
Para o ex-candidato a prefeito, os ex-aliados optaram por escolher quem estava em melhores condições para vencer as eleições.
- Eu não sou igual à maioria. Sou diferente – disse, lamentando que entre aqueles que escolheram outro caminho na corrida sucessória esteja o seu ex-companheiro de chapa.
- Lamentei o distanciamento de Sebastião Pimenta. Quanto ao distanciamento dos outros, eu já esperava – confessou.
Ruy Muniz garantiu que abraçará a campanha de Athos Avelino para levá-la à vitória daqui a 12 dias.
- Vamos mudar o jogo. Vamos ganhar as eleições – concluiu.

PT QUER MANDATO COLETIVO

O Partido dos Trabalhadores foi vitorioso nas eleições de 2.008, em Montes Claros. Além de eleger um vereador, contribuiu para levar a chapa Athos/Sue para o segundo turno. O PT obteve 13.533 votos, voltando a ocupar espaço no Poder Legislativo local. Alfredo Ramos, com 3.085 votos, ocupará a vaga de vereador, a partir de 2.009. Ele foi o terceiro mais votado de todos os candidatos.
O PT volta à Câmara de forma diferente. Quer um mandato coletivo, com a participação efetiva dos militantes petistas no mandato conquistado por todos. Esta foi a proposta do vereador eleito Alfredo Ramos. Muitos avaliaram que seremos diferentes na Câmara Municipal. Primeiro, por eleger um vereador com passado histórico de lutas e com perfil de advogado dos trabalhadores, gestor público competente, com capacidade de se destacar no papel de representante legislativo municipal. Segundo, o PT andou com suas próprias pernas, sem uma candidatura majoritária que pudesse puxar a votação proporcional, tendo cedido seu tempo de propaganda eleitoral de quase 8 minutos ao PPS. Terceiro, porque é a primeira vez que o candidato eleito propõe debater coletivamente o mandato legislativo.
Com uma proposta de construir um mandato coletivo e popular, o vereador eleito Alfredo Ramos reuniu-se na sua residência, no dia 08/10, quarta-feira, com 13 candidatos da chapa proporcional e membros da Executiva Municipal, com o propósito de construir um trabalho com todo o partido. Foi reafirmado que o mandato é do PT, não é pessoal, nem de grupo político específico. Ainda no mês de novembro, pretende-se organizar um Fórum de Discussão para tirar propostas de organização do Gabinete, as linhas de atuação, as principais bandeiras legislativas, a participação partidária e popular.
Neste mês de outubro, a prioridade é a ação política e eleitoral para reeleger Athos Prefeito e Sued vice. Todos os militantes estão convocados a ganharem as ruas, visitar casas, fazer debates e se engajarem na disputa de um Projeto Político democrático e popular para Montes Claros.
Valmore Edi, presidente do PT, afirmou que esta é uma linha de conduta que todos os militantes petistas deveriam adotar. As decisões e ações coletivas, acima de vontades individuais e particulares, sempre foram a marca do PT, visando a construir uma nova sociedade, o socialismo.
QUEM É ALFREDO RAMOS
Alfredo Ramos tem 40 anos. É casado, pai de 4 filhos, mora no Cristo Rei. É militante do PT, desde 1987, quando se filiou, aos 17 anos, na cidade de Coração de Jesus. Estudante em Montes Claros, militou na Pastoral da Juventude. Trabalhando e estudando, formou-se em Direito, na Unimontes, em 1992. Foi comerciário e diretor do Sindicato dos Empregados no Comércio. Foi fundador da CUT. Presidente do PT, por três mandatos, é membro do Diretório Estadual. É advogado de 5 sindicatos de trabalhadores. Alfredo Ramos foi candidato a vereador por três vezes, sempre aumentando a sua votação. Em 2002, foi candidato a deputado federal.

CANDIDATOS PT:
ALFREDO RAMOS, 3.085 votos - ALDAIR FAGUNDES, 2.414 votos - EDUARDO MADUREIRA, 1.366 votos - FABIO NEVES, 1.022 votos - AROLDO PEREIRA, 1.008 votos - PAULO SERGIO QUIM, 624 votos - JEZIEL, 547 votos - GY REIS, 542 votos -
ARLUCIO ALMEIDA, 528 votos - MARINALVA DO ALPHEU DE QUADROS,
520 votos - DIDI NO PARLAMENTO, 394 votos - PROFESSOR SIVALDO, 319 votos - HILARIO BISPO, 137 votos - JACINTO, 103 votos - GAMA, 92 votos - ANGELA MARIA, 79 votos - TEREZINHA DO MONTE CARMELO, 60 votos.

Toatal do Votos PT: 13.533

CANDIDATOS PRP:

FABIO NOVAIS (PRP) , 497 votos - JÚLIO PINHÊN (PRP) , 28. Total de votos PRP: 525

Total de votos da coligação PT/PRP, incluindo votos de legendas: 14.152 votos

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tadeu Leite foi incompetente e omisso quando era secretário de Justiça

No dia 16 de novembro de 1999, os moradores da cidade de Sete Lagoas, situada a menos de 70 km de Belo Horizonte, foram despertados com a notícia de mais uma rebelião no Centro de Integração do Adolescente Monsenhor Messias, instituição criada no início da década de 70, para atender adolescentes que cumprem pena de detenção. O então secretário de Estado da Justiça e de Direitos Humanos de Minas Gerais, deputado Luiz Tadeu Leite (PMDB) havia sido advertido, com pelo menos uma semana de antecedência. Como não fez nada para evitá-la, a rebelião de novembro de 1999 acabou de forma trágica, com um adolescente morto e quatro feridos. E a repercussão foi imediata.

Na noite do dia seguinte, o governador Itamar Franco exonerou o Luiz Tadeu Leite e fez várias mudanças, a partir daquele episódio.

Enquanto isso, a sociedade se articulava, protestando contra o deputado Tadeu Leite e do crescimento da violência no Estado e a incapacidade do Estado de agir com eficácia para reverter essa tendência, mesmo dentro dos órgãos que estão sob sua responsabilidade.
É importante lembrar que a questão da segurança pública é uma função constitucional do estado. Quando Tadeu Leite representava o estado, poderia ter criado políticas públicas para resolver o problema, mas foi incompetente e omisso.

Agora como candidato a prefeito ele promete atacar a questão, quando se sabe que o município não tem competência para tal. Só para lembrar, o recrudescimento da violência em Montes Claros é consequência da falta de políticas sociais, cuja responsabilidade em boa parte, é do próprio Tadeu, que em suas duas gestões estimulou um êxodo descontrolado de pessoas para a área urbana, distribuindo terreno sem nenhuma estrutura, contribuindo para o favelamento em Montes Claros.

23 motivos para NÃO votar em Tadeu

1) - "Lista Suja" da AMB, por improbidade administrativa e desvio dedinheiro público.
2) - Responde a dezenas de processos por corrupção.
3) - Fez obras superfaturadas e de má qualidade, embolsando as verbas.
4) - Construiu viadutos sob os quais não passa carro (Melo Viana) ou sópassa carro pequeno (Roxo Verde).
5) - Passou 10 anos na Prefeitura e não construiu o Mocão.
6) - Com a ladroagem, enriqueceu e adquiriu imóveis de luxo em Miami(EUA), Recife e Belo Horizonte.
7) - Desapropriou várias áreas e não pagou aos donos, deixando as dívidaspara outras gestões.
8) - Ao invés de construir a Prefeitura em terreno público, preferiudesapropriar área particular, causando rombo aos cofres municipais.
9) - Criou o "Feijão Semeado", sem nenhuma infra-estrutura. Hoje, aPrefeitura está urbanizando o local, que passou a se chamar CidadeCristo Rei.
10) - Estimulou o êxodo rural e forneceu lonas pretas às famílias. Comisso, deu início ao processo de favelização de Montes Claros.
11) - "Construiu" prédio fantasma do CESU. Ficou com o dinheiro e apopulação sem a obra.
12) - Um recém-nascido foi encontrado debaixo de uma escada, todo roídopor ratos. A cena, registrada no Hospital Municipal, sobresponsabilidade da Prefeitura na década de 1980, correu o país. E setornou o símbolo do descaso com a saúde na época em que Tadeu foiprefeito.
13) - Quando prefeito, usou a Pedramontes, de sua propriedade, paradesviar dinheiro da Prefeitura.
14) - No debate da Intertv, disse que não precisa de Lula para governar.
15) - Usou indevidamente a imagem de Lula (teve programa retirado do ar),mas nas eleições para presidente pediu voto para Geraldo Alckmin.
16) - Não mora em Montes Claros há 12 anos. Só volta à cidade nas eleições.
17) - Deve mais de R$ 30 mil de IPTU em Montes Claros.
18) - Só de restos a pagar, deixou R$ 32 milhões de dívidas.
19) - Não cuidou bem dos servidores. Não deu aumento de salário, nãopagou quinqüênios não recolheu o FGTS dos servidores, lesou o Prevmoce perseguiu o funcionalismo.
20) - Abandonou o pai, Pedro Leite Vieira, o Pedro de Aurora, que morreu àmíngua, dias atrás, em Bocaiúva. Ingrato, sempre repetiu que veio do"oco do pau".
21) - É acostumado a explorar e depois abandonar aliados, passando a persegui-los.
22) - Criou milícias (bandos) para intimidar adversários. Utiliza bandidospara fazer o serviço sujo da campanha.
23) - Além de corrupto, Tadeu é mentiroso. É só prestar atenção no que elediz e depois averigüar a veracidade.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Aposta infeliz

A ex-vereadora Maria Helena Lopes foi a maior prejudicada nessas eleições, ao trocar o PDT pelo PTB. Prima do vereador eleito Edwan do Detran, ela obteve 2.347 votos e ficou na segunda suplência da coligação PTB-PSL. Se estivesse permanecido no PDT, sua cadeira na Câmara estaria garantida. Rita Vieira foi eleita com apenas 1.639 votos, na coligação DEM, PSDB e PDT.
Outro que também ficou prejudicado com a ida para o PTB foi o vereador Ademar Bicalho. Se estivesse ficado no DEM estaria reeleito, com 1959 votos.

Relação dos cem candidatos a vereador mais votados em Montes Claros

001 - ILDEU MAIA - 3.712 votos (ELEITO)
002 - EDWAN DO DETRAN - 3.196 votos (ELEITO)
003 - ALFREDO RAMOS - 3.085 votos (ELEITO)
004 - JUNIOR SAMBAMBAIA - 3.049 votos
005 - DAMAZIO - 2.933 votos (ELEITO)
006 - RAIMUNDO DO INSS - 2.804 votos (ELEITO)
007 - VALCIR DA ADEMOC - 2.795 votos
(ELEITO)
008 - LUCIANA CARIBÉ - 2.538 votos
009 - ALDAIR FAGUNDES - 2.414 votos
010 - TONE CÂMARA - 2.410 votos
011 - MARIA HELENA LOPES - 2.347 votos
012 - JOÃO DE DEUS - 2.240 votos - (ELEITO)
013 - DR. SILVEIRA - 2.232 votos (ELEITO)
014 - PASTOR ELAIR - 2.122 votos (ELEITO)
015 - CLAUDIM DA PREFEITURA - 2.106 votos (ELEITO)
016 - AURINDO RIBEIRO - 2.060 votos
017 - MARCOS NEM - 2.012 votos (ELEITO)
018 - GUILA - 2.003 votos
019 - ADEMAR BICALHO - 1.959 votos
020 - DR. VALDIVINO - 1.950 votos
021 - PASTOR ALTEMAR - 1.837 votos (ELEITO)
022 - EDMILSON MAGALHÃES - 1.784 - votos
023 - IRMÃO CARLINHOS - 1.745 votos
024 - RITA VIEIRA - 1.639 votos (ELEITO)
025 - CABO MELO - 1.587 - votos
026 - ATHOS MAMELUQUE - 1.528 votos (ELEITO)
027 - GONZAGA - 1.454 - votos
028 - FRANK CABELEILEIRO - 1.415 votos (ELEITO)
029 - IDELFONSO DA SAUDE - 1.406 votos
030 - JUNIOR DE AFRÂNIO - 1.390 votos
031 - EDUARDO MADUREIRA - 1.366 votos
032 - ROSEMBERG MEDEIROS - 1.293 votos
033 - JENIVAL (JE) - 1.247 votos
034 - LADISLAU - 1.246 votos
035 - DR ROBERTO LOYOLA - 1.240 votos
036 - ZÉ FERRO - 1.234 votos
037 - CABO NOVAIS - 1.216 votos
038 - MARLEY/TIA MARLEY 1.200 votos
039 - PROF JAIME TOLENTINO - 1.105 votos
040 - GUSTAVO MAMELUQUE - 1.098 votos
041 - UBALDO - 1.076 votos
042 - PASTOR VALDIR RUAS - 1.067 votos
043 - RENA DE NOVA ESPERANÇA - 1.063 votos
044 - DR MÁRLON - 1.062 votos
045 - FATIMA PEREIRA MACEDO - 1.037 votos
046 - OSVALDO DO POSTO DE SAUDE - 1.030 votos
047 - FABIO NEVES - 1.022 votos
048 - AROLDO PEREIRA - 1.008 votos
049 - CARLOS NEY - 1.005 votos
050 - TIÃO PREZILINO - 1.003 votos
051 - GÊRA DO CHICA - 982 votos
052 - LIPA XAVIER - 977 votos
053 - DR. GILBERT - 946 votos
054 - ADRIANO BECATTINI - 924 votos
055 - ZÉ GUSMÃO - 924 votos
056 - GERALDINHO DO ESQUADRÃO - 892 votos
057 - ZE VICENTE -889 votos
058 - AFONSO CONTADOR - 872 votos
059 - GUILHERME SAMPAIO - 869 votos
060 - IGOR DIAS - 847 votos
061 - PROFESSOR EVERALDO RAMOS - 834 votos
062 - JORGINHO DA AUTO ESCOLA - 810 votos
063 - DRA JULIANNE DENTISTA - 805 votos
064 - GILSON DIAS - 799 - votos
065 - SARGENTO MELGAÇO - 773 votos
066 - REINALDO XAVIER - 770 votos
067 - DRª NEUSA - DELEGADA NEUSA 756 votos
068 - PASTOR ELIO LOPES - 753 votos
069 - ZÉ FAQUIR - 730 votos
070 - PROFESSOR SAMUEL - 729 votos
071 - LINDOLFO MENDES - 726 votos
072 - DR. MOACIR LOPES JR. - 721 votos
073 - DA MATA DO DETRAN - 711 votos
074 - TIÃO PRATES - 673 votos
075 - ODAIR DO CEANORTE - 666 votos
076 - CIDA SILVA DA CAAD - 662 votos
077 - HILDEMAR DA FAZENDINHA - 649 votos
078 - ARISTIDES RUAS - 641 votos
079 - TENENTE KLEBER - 638 votos
080 - CABO ANDRADE - 630 votos
081 - GERA DA ESCOLA DULCE SARMENTO - 626 votos
082 - PAULO SERGIO QUIM - 624 votos
083 - FÁTIMA GUEDES - 614 votos
084 - JANIO COSTA - 613 votos
085 - DEOCLIDES DEP. CONSTRUMINAS - 605 votos
086 - JOSÉ DA CONCEIÇÃO - 602 votos
087 - GILMAR LIMA - 587 votos
088 - CHIQUINHO PARAÍBA - 575 votos
089 - SAULO NOGUEIRA ( DELEGADO) - 575 votos
090 - MARÃO DA COPASA - 566 votos
091 - PROF. CELIO MOREIRA - 565 votos
092 - PROFESSOR JOSÉ OLÍMPIO - 564 votos
093 - PROFESSOR MILTON AZEVEDO - 563 votos
094 - SERGIO PEREIRA - 559 votos
095 - CARLOS MUNIZ - 554 votos
096 - PASTOR EDMILSON BISPO SANTOS - 553 votos
097 - JEZIEL - 547 votos
098 - GY REIS - 542 votos
099 - VICENTE DO SINDICATO - 542 votos
100 - ARLUCIO ALMEIDA - 528 votos

Veja
AQUI a relação de todos os vereadores

domingo, 5 de outubro de 2008

FISCAIS DA ÉTICA

"Jornal Nacional" mostra trabalho anticorrupção de ONG em Januária
Fábio Oliva (foto): TV dá projeção ao trabalho do combate às mazelas da política no norte-mineira
JANUÁRIA (MG) - O jornalista Fábio Oliva comemora a exibição de matéria na edição da quinta-feira, 02/10, do "Jornal Nacional", da TV Globo, sobre o trabalho da ONG Asajan (Associação dos Amigos de Januária). A reportagem integra a série que a TV Globo exibe nesta semana sobre as eleições municipais.
O trabalho de Oliva como militante pela causa da transparência e da ética na política e na administração pública há muito extrapolou a circunscrição do Norte de Minas. O jornalista tem sido chamado para participar de congressos e seminários em pontos diversos do país. O caso de Januária já se tornou referência sobre o assunto. Fábio Oliva não faz mais parte da diretoria da entidade, mas foi o porta-voz escolhido para atender à reportagem da TV Globo. Não é pequena a dimensão da exibição da matéria às vésperas da eleição municipal no município.
A reportagem de Beatriz Thielmann começa mostrando o trabalho feito pelos moradores de Itajubá, no Sul de Minas, que se levantaram contra a iniciativa dos vereadores em alugar dez salas em um prédio: um gasto de mais de R$ 1 milhão por ano.
Sobre Januária, a Globo diz o seguinte: "Januária, que fica ao norte do estado e bem às margens do Rio São Francisco, é um município rural. Tem 43 mil eleitores que, nos últimos anos, passaram por um troca-troca político quase inacreditável.
Em quatro anos, seis prefeitos. O motivo de tantos administradores municipais terem sido cassados em tão pouco tempo foi o mesmo: desvio dos recursos públicos ou a popular corrupção".
A matéria mostra ainda que, sem a providencial ajuda do Ministério Público, talvez o resultado do trabalho da Asajan fosse bem mais modesto – e demorado.
"Os prefeitos começaram a cair depois que o grupo decidiu agir. O que deu grande impulso para a criação da associação foi a revolta e a indignação da situação em que se encontrava a cidade", declarou o presidente da associação. Nesse momento, aparece a entrevista com Fábio Oliva, que não é identificado por caracteres na tela nem é mais o presidente da entidade, também não teve o nome mencionado. Mas tal omissão não tira o mérito do trabalho do jornalista Oliva.
A população gostou da idéia e o Ministério Público não só aprovou como se aliou ao movimento. "É importante que a gente receba essa denúncia para a gente poder apurar e exercer uma efetiva fiscalização do poder público municipal", explica o promotor de justiça Hugo Barros.
Polêmico, Fábio Oliva usa com maestria a trincheira da imprensa para dar visibilidade à sua luta. Ele é dono do jornal "Folha do Norte", onde compra boas brigas com os prefeitos e vereadores da região Norte de Minas que teimam em fazer de conta que a lei não existe, ou que estão imunes aos seus efeitos. A Asajan tem boa parcela de responsabilidade pelo efeito dominó que resultou na queda de seis prefeitos januarenses no intervalo de pouco mais de quatro anos.
Os muitos desafetos de Fábio Oliva em alguns municípios da região tentam desqualificar sua atuação com insinuações de que agiria por interesse pessoal e que seria um mercenário. Tais acusações, entretanto, caem no vazio: Oliva tem um estilo de vida para lá de espartano e não faltam situações em que ele paga para trabalhar.
Para ver o video da matéria exibida no "Jornal Nacional, clique
aqui.

Dos atuais 15 vereadores de Montes Claros, apenas 6 foram reeleitos

Vereadores eleitos em Montes Claros: ILDEU MAIA - 3.712 votos, EDWAN do DETRAN, 3.196, DAMAZIO, 2.933, VALCIR DA ADEMOC, com 2.795, MARCOS NEM, 2.012, RITA VIEIRA, 1.639, RAIMUNDO DO INSS, 2.804, CLAUDIM DA PREFEITURA, 2.106, JOÃO DE DEUS, 2.240, DOUTOR SILVEIRA, 2.232, ATOS MAMELUQUE, 1.528, PASTOR ELAIR, 2.122, FRANK CABELEIREIRO, 1.415, ALFREDO RAMOS, 3.085 E PASTOR ALTEMAR, 1.837, distribuído da seguinte forma:
3 do PMDB, 2 do PTB, 2 do PPS e os demais partidos (PP, PT , PSC , PR, PV , PDT, PTN e PSDB) elegeram 1 vereador cada.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SENAC E CDL REALIZAM 18º ENCONTRO E CONCURSO VENDEDOR DO ANO

O Senac Montes Claros, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sesc vão realizar no período de 04 a 08 de novembro o 18º Encontro e Concurso Vendedor e a 14ª Festa do Comerciário. O evento tem como principais objetivos: Contribuir com o segmento de comércio e serviços no desenvolvimento profissional dos vendedores, fortalecer o desempenho e a integração dos profissionais no meio sociocultural, valorizar o trabalhador, o trabalho e a profissão, bem como o relacionamento entre a empresa e a comunidade.
A programação já começou com a inscrição das empresas e candidatos ao título de melhor vendedor do ano. Até agora já são 90 empresas e 180 inscritos. No dia 13 de outubro será realizado o curso Competências para vender e vencer. No dia 4 de novembro haverá a palestra Vendedor Campeão – Um resultado de atitude positiva, a cargo do consultor Marcos Maia.
A premiação dos melhores vendedores do ano será entregue no dia 07 de novembro, no auditório do Senac. Do primeiro ao terceiro lugares receberão bolsas em cursos, placas prêmios e certificados. Do quarto ao décimo colocado terão direito a bolsas em cursos do Senac e certificados. E no dia 08, no Automóvel Clube, será realizada a tradicional festa do comerciário, com animação da banda Kero Kiss.
Para participar do concurso do vendedor a empresa inscreverá o candidato, preenchendo a ficha de inscrição e apresentar documentos pessoais até o dia 06 de outubro. No período de 06 a 24 de outubro será feita a avaliação dos vendedores pelos clientes.
Para o gerente do CFP Montes Claros, Walter Bastos, o evento é um momento de reconhecimento e valorização dos consultores de venda, que é o primeiro instrumento que promove a movimentação do comércio.

ATHOS VENCE DEBATE COM SERIEDADE E FIRMEZA

O Prefeito Athos Avelino (PPS) venceu o debate da TV Globo, na noite de quinta-feira, de 02 de outubro. Mostrou seriedade e firmeza ao responder ataques raivosos dos candidatos da oposição, ao mesmo tempo apresentando as realizações e as propostas de avançar ainda mais na realização de obras e serviços.
Athos desmentia a todo momento mentiras levianas ou argumentos distorcidos a respeito da administração e do atual momento vivido pelo povo de Montes Claros. Mostrou tranqüilidade, competência e sinceridade ao desmascarar as propostas e os propósitos da oposição, seus reais interesses em tomar conta da Prefeitura.
Tadeu Leite (PMDB) e Ruy Muniz (DEM) fizeram acusações levianas, falaram de propostas mirabolantes, destacaram investimentos em outras cidades e tentaram desmerecer a ação política do Prefeito nos diversos empreendimentos públicos e privados realizados na cidade.
Ruy tentou se apresentar como o mais moderno, prometendo crescer 40 anos em 4, dobrar a receita para 800 milhões, apoiar os serviços privados de saúde e educação.
Tadeu prometeu que os serviços da Prefeitura iriam funcionar plenamente com servidores e o povo satisfeitos, tudo o que ele não fez nos 10 anos como Prefeito.
Tadeu provocou Athos em vários momentos do debate. Afirmou que os postos de saúde não funcionavam e faltavam medicamentos. Athos retrucou dizendo que quem mora a 12 anos em Belo Horizonte não conhece os serviços de saúde de Montes Claros nem sabe que há mais de 200 medicamentos nas farmácias básicas.
Ruy acusou o Prefeito de investir 400 mil no Axémontes, distribuindo 3 mil abadas, em vez de aplicar em serviços de água no combate à seca. Athos rebateu que o evento é de iniciativa privada, sendo mais uma acusação falsa do candidato. Relatou diversos investimentos na zona rural como 1.700 barraginhas, 24 poços artesianos, 300 mil m de canos PVC e captação de água da chuva.
Tiago Nascimento (PSOL) respondeu pergunta do Tadeu sobre habitação popular, acusando-o de construir bairros sem infra-estrutura, sem saneamento, para enganar pessoas pobres, construindo verdadeiros centros de criminalidade. E disse que sua mãe ficou magoada com a mentira do peemedebista que dizia ter doado lotes, inclusive para sua família. Tiago afirmou que seus pais pagaram pela casa que construíram.
O candidato Luis Nascimento (PT do B), suspeito de ser laranja do Tadeu, não conseguia elaborar perguntas nem responder questões colocadas pelo mediador ou pelos outros candidatos. Foi uma vergonha o seu desempenho.
Tadeu tentou diminuir a importância da Usina de Biodiesel da Petrobrás. Ao responder pergunta de Athos disse que o Prefeito usa Lula como seu cabo eleitoral, e ele não precisa do Presidente para melhorar seus índices nas pesquisas. Athos retrucou que foi Coordenador da Campanha de reeleição do Presidente Lula, enquanto ninguém sabia em qual candidato Tadeu votou.
Enfim, o prefeito Athos Avelino mostrou firmeza, tranqüilidade e seriedade com que pretende continuar administrado Montes Claros por mais 4 anos. Finalizou, pedindo o voto e apoio dos indecisos.
“Agora, é com você. Quero avançar nos compromissos que faço em parceria com o governador Aécio e o Presidente Lula. É hora de você decidir entre o avanço e o retrocesso, entre a verdade e a mentira, entre a honestidade e a corrupção.
Peço seu voto para avançar ainda mais”, arrematou.

Hora certa

Montes Claros

Apresentação Dia do Município: 03 de julho aniversário da cidade Localização: Norte de Minas Gerais Área: 3.470 Km2 População: 336.132 habitantes Clima: Tropical Temperatura: Média anual de 24,20º. Vegetação: Predominância de Cerrados com ocorrência de áreas de transição cerrado/caatinga. Distancia da Capital: 418 Km Rodovias que servem o município: BR 135 – Bocaiúva/Januária BR 365 – Pirapora Uberlândia BR 251 – Rio Bahia/Salinas/Coração de Jesus BR 122 – Janaúba Condições: Pavimentação Asfáltica Principais atividades econômicas: indústria, comércio e pecuária

Hisrória

1768 - Arraial das Formigas Expedição Espinosa - Navarro, composta por 12 homens determinados, talvez espanhóis e portugueses, foi a primeira a pisar as vastas terras da Região do Norte de Minas, habitada pelos índios Anais e Tapuias. Mas era muito cedo ainda para fundar as cidades do sertão, longe do litoral. Bandeirantes partiram de São Paulo, procurando pedras preciosas, e embrenharam-se pelo sertão do Norte da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Fernão Dias Pais, Governador das Esmeraldas, organizou a mais célebre Bandeira, para conquistar "Esmeraldas", da "Serra Resplandecente". Antônio Gonçalves Figueira, que pertencia à Bandeira de Fernão Dias, acompanhou-a até às margens do Rio Paraopeba, onde com Matias Cardoso, abandonou o chefe, regressando para São Paulo, chegando lá dois anos depois. Seduzidos pela fertilidade do Sertão Mineiro e talvez, na esperança de conquistarem riquezas, Antônio Gonçalves Figueira e Matias Cardoso retornaram, tornando-se colonizadores caçando índios, construindo fazendas, cujas sedes se transformaram em cidades. Formou três grandes fazendas: Jaiba, Olhos d'Água e Montes Claros, esta, situada nas cabeceiras do Rio Verde, pela margem esquerda, próxima a montes formados por Xistos Calcários, com pouca vegetação. Pelo alvará de abril de 1707, Antônio Gonçalves Figueira obteve a sesmaria de uma légua de largura por três comprimentos, que constituiu a Fazenda de Montes Claros. Formigas foi o segundo povoado da Fazenda Montes Claros. Gonçalves Figueira para alcançar mercado para o gado, construiu estradas para Tranqueiras na Bahia, e para o Rio São Francisco. Era grande o seu interesse de expansão do comércio de gados, e com isto, procurou ligar-se ao Rio das Velhas e também à Pitangui e Serro. A região foi se povoando e a Fazenda de Montes Claros transformou-se no maior Centro Comercial de Gado, no Norte de Minas Gerais. O próspero Arraial de Formigas, depois Arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas, Vila de Montes Claros de Formigas e por fim cidade de Montes Claros. Iniciou-se assim, em local diferente da sede de Antônio Gonçalves Figueira, em torno da Capela erguida por José Lopes de Carvalho. 1831 - Vila de Montes Claros de Formigas Cento e vinte quatro anos após obtenção da Sesmaria, por Antônio Gonçalves Figueira, dono e construtor da Fazenda de Montes Claros, já estava o Arraial de Nossa Senhora de Conceição e São José de Formigas, suficientemente desenvolvido para tornar-se independente, desmembrando-se de Serro-Frio. Pelo esforço dos líderes políticos o Arraial foi elevado a Vila pela Lei de 13 de outubro de 1831, recebendo o nome de "Vila de Montes Claros de Formigas". Os vereadores, primeiros líderes construtores do progresso de Montes Claros, naquele tempo longínquo: José Pinheiro Neves (Presidente), Laurenço Vieira de Azevedo Coutinho, Luiz de Araújo Abreu, Antônio Xavier de Mendonça, Francisco Vaz Mourão e Joaquim José Marques, que substituiu José Fernandes Pereira Correia. A 22 de julho de 1834, toma posse o primeiro Juíz Municipal Dr. Jerônimo Máximo de Oliveira e Castro. Apareceram na Vila, os primeiros médicos e facultativos: Manoel Hipólito de Palma, com licença para exercer a profissão de Cirurgião. Outros facultativos apareceram em 1835, e, em 1847, chega à Vila o primeiro médico formado: Dr. Carlos Versiani. A Vila de Montes Claros de Formigas desenvolvia-se pelo esforço dos líderes, os costumes eram primitivos, em casa faziam-se comida, as quitandas, o sabão, as rendas de almofada, tecidos no tear, etc. Em 1817 já havia três sobrados: O do Cel. João Alves Maurício, o do Simeão e o Mirante. Outros foram construídos, tinham piso de assoalho, maior número de janelas e melhor acabamento. 1857 - A Vila de Montes Claros de Formigas passa a Cidade Em 1857, a Vila Montes Claros de Formigas teria pouco mais de 2.000 habitantes, mas os políticos já pleiteavam a elevação à cidade, pois os melhoramentos existentes eram os mesmos de quase todos os municípios da Província. Assim, pela Lei 802 de 03 julho de 1857, a Vila passou a cidade - Cidade de Montes Claros, sem formigas, que desagradava a todos os formiguenses. A partir dali seriam "montesclarenses". A 12/07/1858 tomaram posse os novos vereadores. Por muito tempo, o aspecto da cidade permaneceu quase o mesmo. O desenvolvimento da cidade continuava lento, pois os meios de transporte permaneciam: Cavalos e liteira para as pessoas, carros de bois e tropas de burros que conduziam mercadorias, num comércio mútuo, suadas andanças pelas estradas estreitas e poeirentas, muitas delas abertas pelos bandeirantes. Melhoramentos e Fatos Importantes . O Governador da Província Joaquim Pires Machado Portela, criou em 1871, o Hospital de Caridade, depois chamado "Santa Casa de Caridade". . Um grande passo para o progresso da cidade foi a criação da Escola Normal, em 1879. Foi instalada no dia 02/02/1880 no prédio no. 46, na antiga Rua Direita, hoje Justino Câmara. . Importantíssima a data de 24/02/1884, pois sai o primeiro número do Semanário "Correio do Norte". . 14 de setembro de 1886 inauguração da Capela de Santa Cruz (simplesmente Capela do Morrinho). . A indústria em Montes Claros começou com a fábrica do Cedro em 1882, que em 25/07/1889, foi destruída por grande incêndio. . O Mercado Municipal foi inaugurado no dia 03/09/1899. Situado no largo de cima, hoje praça Dr. Carlos Versiani, era construção imponente com uma torre bem alta, onde o relógio, doado por Dona Carlota Versiani, badalava as horas, não deixando ninguém perder o horário. . A inauguração da 1ª "linha telegráfica" da cidade deu-se no dia 27/10/1892. . Outro importante estabelecimento de ensino em Montes Claros de Ontem, e que perdura até os dias atuais, é o Colégio Imaculada Conceição, fundado pelas irmãs de Berlear que aqui chegaram no dia 14/06/1907. . O grupo escolar Gonçalves Chaves tem destaque especial, por ser o primeiro a instalar-se na cidade, bem como a Escola Normal. . A Banda de Música Euterpe Montesclarense fundada em 1856, por Dona Eva Bárbara Teixeira de Carvalho, perdurou por mais de cem anos. . A 10 de dezembro de 1910, São Pio X criou o Bispado de Montes Claros, tendo sido nomeado primeiro Bispo Dom João Antônio Pimenta pela bula "Comissum humilitati nostre", de 07/03/1911. . Dom João Pimenta celebrou a primeira missa pontifical, no dia 08/10/1911.